Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum temático

Características e práticas pedagógica para estudantes que tenham TDAH?

Características e práticas pedagógica para estudantes que tenham TDAH?

por Paula Fernanda Teixeira da Silva - Número de respostas: 1


Antes de descrever sobre as características do TDAH, vou explicar sobre ele. TDAH é um transtorno neurobiológico que costuma aparecer na infância e permanece durante toda a vida do individuo.

Algumas características são: inquietude, desatenção, falas excessivas, impulsividade.

Sobre as práticas pedagógicas para crianças que têm TDAH, seguem algumas sugestões:

  • falar sempre de forma objetiva e direta;
  • oferecer  rotina;
  • reforçar verbalmente as orientações que deseja que a criança cumpra;
  • estabelecer regras e mostrar que, quando não cumpridas, elas causam consequências, por exemplo.
Em resposta à Paula Fernanda Teixeira da Silva

Re: Características e práticas pedagógica para estudantes que tenham TDAH?

por Roberto Ferreira Sena Filho -

Você forneceu uma excelente introdução sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e suas características. Agora, para complementar, vou destacar e expandir algumas práticas pedagógicas específicas que podem ser úteis ao lidar com crianças que têm TDAH:


Comunicação Clara e Objetiva: Utilizar linguagem direta e clara ao dar instruções, minimizando informações desnecessárias.


Estabelecimento de Rotina: Criar e manter uma rotina previsível ajuda a proporcionar estrutura e reduzir a ansiedade.


Reforço Verbal: Reforçar as orientações verbalmente, repetindo-as quando necessário, para reforçar a compreensão.


Estabelecimento de Regras Claras: Definir regras claras e explicar as consequências de forma tangível quando não são seguidas.


Recompensas e Consequências: Implementar sistemas de recompensas positivas para comportamentos desejados e consequências lógicas para comportamentos indesejados.


Ambiente Estruturado: Organizar o ambiente de aprendizado de maneira a minimizar distrações e proporcionar um espaço propício para o foco.


Atividades Interativas e Engajadoras: Incorporar atividades que envolvam interação e engajamento para manter o interesse da criança.


Adaptações na Avaliação: Oferecer adaptações nas avaliações, como tempo extra ou formatos alternativos, para acomodar as necessidades individuais.


Apoio Individualizado: Proporcionar suporte individualizado quando necessário, seja através de um auxiliar de sala ou recursos adicionais.


Colaboração com Profissionais de Saúde: Trabalhar em colaboração com profissionais de saúde, pais e outros membros da equipe educacional para desenvolver estratégias eficazes.


Essas práticas visam criar um ambiente de aprendizado inclusivo e de apoio para as crianças com TDAH, reconhecendo suas necessidades individuais e promovendo o desenvolvimento acadêmico e social de maneira positiva. É importante adaptar essas estratégias de acordo com as características específicas de cada criança, garantindo uma abordagem personalizada e eficaz.