Olá!!!
Conforme o solicitado nesse fórum, irei socializar nesse tópico de discussão alguns entendimentos sobre as leituras propostas.
Os artigos trazem importantes debates e reflexões diante do que estamos vivenciando na educação brasileira, mediante às mudanças trazidas pela BNCC, em especial para o Ensino Médio.
O primeiro artigo, " Em busca de um modelo para o Ensino Médio" do boletim Aprendizagem em foco, discute a necessidade de se repensar o modelo de Ens. Médio no Brasil, sendo discutidas as dificuldades enfrentadas por professores e estudantes, abordando- se a importância de se adotar um modelo de Ensino Médio mais flexível e personalizado, como também de uma formação mais abrangente e humanizada.
O segundo artigo intitulado " Educação e democracia: Base Nacional Comum Curricular e Novo Ensino Médio sob a ótica de entidades acadêmicas da área educacional". Nesse estudo, as entidades acadêmicas analisam a implementação da BNCC no Ensino Médio e sua relação com a democracia. Apresentam, também pareceres contra e a favor a BNCC, uma vez que, em alguns aspectos este documento trouxe mudanças positivas, constituindo- se um avanço; no entanto, em outros aspectos, como por exemplo as reformas no Ensino Médio têm evidenciado inúmeros desacertos e efeitos negativos, indo em contramão a um ensino democrático.
Através das leituras, percebemos que as discussões e reflexões são de fato muito importantes. As necessidades, urgências e argumentos que deram origem à BNCC demonstraram que algo precisava ser mudado no ensino brasileiro, porém como temos visto em alguns aspectos a Base trouxe reformas positivas e, em outros, negativas. O apelo e buscas de muitos educadores e instâncias educacionais para a revogação do Novo Ensino Médio demonstram que muito precisa ser revisto e que decisões em relação à mudanças no ensino precisam ser tomada de forma democrática. Por fim, espero que as discussões e análises dos últimos dias em relação ao NEM tragam perspectivas e iniciativas que contemplem de fato as necessidades, as realidades e desafios dos jovens brasileiros.