O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma doença com quadro sintomatológico. O transtorno aparece antes dos 12 anos e suas manifestações tendem a diminuir com a idade, mas adolescentes e adultos podem ter dificuldades residuais. Normalmente, envolve dificuldades na aquisição, retenção ou aplicação de habilidades ou conjuntos de informações específicas. Distúrbios de neurodesenvolvimento podem, ainda, envolver distúrbios de atenção, memória, percepção, linguagem, solução de problemas e interação social; entre outros.
Como algumas práticas pedagógicas necessárias, podemos citar:
· organização do contexto escolar de forma a promover um controle do barulho e estimulação visual nos ambientes;
· ter cuidado na duração apropriada de tarefas e novidades;
· estabelecer uma interação afetiva de relação de confiança com o professor e pares;
· ao dar alguma instrução, pedir ao aluno para repetir as instruções ou compartilhar com um amigo antes de começar as tarefas;
· oferecer feedback positivo (reforço) através de pequenos elogios e prêmios que podem ser: estrelinhas no caderno, palavras de apoio, um aceno de mão;
· não criticar e apontar, em hipótese alguma, os erros cometidos como falha no desempenho;
· na medida do possível, oferecer para o aluno e toda a turma tarefas diferenciadas;
· optar por, sempre que possível, dar aulas com materiais audiovisuais, computadores, vídeos, e outros materiais diferenciados como revistas, jornais, livros etc;
· usar mecanismos e/ou ferramentas para compensar as dificuldades memoriais: tabelas com datas sobre prazo de entrega dos trabalhos solicitados, usar post-it para fazer lembretes e anotações para que o aluno não esqueça o conteúdo.
· permitir como respostas de aprendizado apresentações orais, trabalhos manuais e outras tarefas que desenvolvam a criatividade do aluno.
· encorajar o uso de computadores, gravadores, vídeos, assim como outras tecnologias que possam ajudar no aprendizado, no foco e motivação.
· respeitar um tempo mínimo de intervalo entre as tarefas. Exemplo: propor um trabalho em dupla antes de uma discussão sobre o tema com a turma inteira.
· na medida do possível, supervisionar e ajudar o aluno a organizar os seus cadernos, mesa, armário ou arquivar papéis importantes.
· permitir que o aluno se levante em alguns momentos, previamente combinados entre ele e o professor. Alunos com hiperatividade necessitam de alguma atividade motora em determinados intervalos de tempo; etc.