Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum temático

Atividades 3.1.

Atividades 3.1.

por Bianca Barrocas dos Santos - Número de respostas: 3

Conforme estudamos na apostila a principal característica é a falta de atenção, relacionada diretamente a dificuldade de ter foco em atividades da rotina ou na escola. Alguns indivíduos com TDAH também possuem um comportamento impulsivo o que prejudica ainda mais sua vivência com outras pessoas.

Uma das práticas que utilizo é sempre solicitar a ajuda deste aluno(a) para tarefas diversas como distribuir livros, pegar um material dentro ou fora da sala de aula, solicitar que ajude um colega com algo. Também faço uso de combinados com o aluno(a), combino que ficarei com um brinquedo que ele trouxe e devolverei quando ele finalizar a atividade proposta. É importante compreender que o professor deve sempre buscar novas formas de conduzir alunos com transtornos a acompanharem as aulas, precisamos de uma diversidade de práticas pedagógicas para dar continuidade aos trabalhos escolares.


Em resposta à Bianca Barrocas dos Santos

Re: Atividades 3.1.

por Bruna Rayane Moreira Candido -
Bom dia, Bianca!
Ótimas estratégias! Envolvê-los em tarefas práticas e usar combinados fortalece a participação e responsabilidade dos alunos com TDAH. A diversidade de práticas pedagógicas é essencial para atender às necessidades individuais.
Em resposta à Bianca Barrocas dos Santos

Re: Atividades 3.1.

por Isis Benevides Maia Ribeiro -
Muito interessante seu olhar para a educação básica, no meu ponto de vista pensei o mesmo, só que em relação aos alunos mais velhos, como ensino médio. Essa interação com os colegas e com a responsabilidade é o que pode ajudá-los a focar e estabelecer um vínculo com o conteúdo e com seu aprendizado.
Em resposta à Bianca Barrocas dos Santos

Re: Atividades 3.1.

por Renata Rosetti Alves -
Envolvê-los em tarefas em sala é realmente muito funcional! Com meus alunos do fundamental II o que costumo fazer é, nas aulas expositivas, perguntar a eles a opinião deles sobre o conteúdo, o que eles pensam sobre o assunto, além de, nas tarefas práticas, perguntar a eles qual a resposta ao invés de esperar a resposta escrita que pode estar incompleta devido a falta de atenção, o que eles pensam sobre o tema, realizar avaliações orais, valorizando o desenvolvimento e conhecimento deles ainda que de forma não convencional. Um dos meus alunos tem muita dificuldade em focar nas atividades práticas que envolvem respostas escritas ou desenhos (sou professora de arte) e o uso de tecnologias e avaliações orais funciona muito bem.