Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum temático

Características do TDAH e algumas práticas pedagógicas

Características do TDAH e algumas práticas pedagógicas

por Roberto Ferreira Sena Filho - Número de respostas: 2

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neuropsiquiátrica caracterizada por desafios persistentes de atenção, impulsividade e hiperatividade. Crianças com TDAH podem ter dificuldade em: manter o foco, seguir instruções, controlar impulsos e moderar o comportamento motor.


Para auxiliar na condução dos trabalhos escolares com crianças que têm TDAH, é importante implementar práticas pedagógicas que considerem suas necessidades específicas. Algumas estratégias eficazes incluem:

Estrutura e Rotina: Estabelecer rotinas previsíveis ajuda a proporcionar um ambiente estruturado, o que pode ser reconfortante para crianças com TDAH.

Instruções Claras e Concisas: Fornecer instruções simples e diretas, divididas em etapas, pode facilitar a compreensão e a execução das tarefas.

Adaptação do Ambiente: Minimizar distrações no ambiente de aprendizado, como fornecer um local tranquilo para a criança trabalhar, pode ser benéfico.

Reforço Positivo: Reconhecer e recompensar comportamentos desejados por meio de elogios e prêmios, promovendo uma abordagem positiva.

Variedade de Atividades: Introduzir métodos diversificados de ensino e atividades pode manter o interesse e a participação da criança.

Colaboração com os Pais: Manter uma comunicação aberta e colaborativa com os pais é crucial para alinhar estratégias e garantir uma abordagem consistente tanto em casa quanto na escola.

Suporte Individualizado: Oferecer suporte adaptado às necessidades individuais da criança, como tempo extra para tarefas ou modificações, pode ser essencial.

Tecnologia Assistiva: Utilizar recursos tecnológicos pode proporcionar ferramentas valiosas para o aprendizado, como aplicativos educacionais e recursos de organização.

Avaliação Formativa: Implementar avaliações formativas, que fornecem feedback contínuo e oportunidades de ajuste, pode ser mais eficaz do que avaliações pontuais.

Desenvolvimento de Habilidades Sociais: Incluir atividades que promovam o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais é fundamental para o bem-estar geral da criança.

Adotar uma abordagem flexível e personalizada, reconhecendo as diferentes necessidades de cada aluno, é essencial ao trabalhar com crianças que têm TDAH. A colaboração entre educadores, pais e profissionais de saúde é fundamental para criar um ambiente de aprendizado que apoie o desenvolvimento acadêmico e social dessas crianças.

Em resposta à Roberto Ferreira Sena Filho

Re: Características do TDAH e algumas práticas pedagógicas

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
Bom dia Roberto Ferreira
Isso mesmo.
Incluir atividades que promovam o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais é fundamental para o bem-estar geral da criança.
As brincadeiras como morto-vivo e estátua ajudam na concentração e diminuem sintomas de impulsividade; pintura, massinha e argila trabalham a capacidade da criança se expressar; empilhar copos contribui na coordenação motora fina e global.
Em resposta à Roberto Ferreira Sena Filho

Re: Características do TDAH e algumas práticas pedagógicas

por Weslley Maycon Araújo Silva -
Bom dia!
É de suma importância também uma maior qualificação por parte dos professores para atender as especificidades e necessidades desses alunos.