Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum temático

Características e Práticas Pedagógicas

Características e Práticas Pedagógicas

por Elane Manuelle Felix da Silva - Número de respostas: 1

 Características do TDAH são:

Agitação, inquietação, movimentação pelo ambiente, mexem mãos e pés, mexem em vários objetos, não conseguem ficar quietas (sentadas numa cadeira, por exemplo), falam muito, têm dificuldade de permanecer atentos em atividades longas, repetitivas ou que não lhes sejam interessantes, são facilmente distraídas por estímulos do ambiente ou se distraem com seus próprios pensamentos. O esquecimento é uma das principais queixas dos pais, pois as crianças “esquecem” o material escolar, os recados, o que estudaram para a prova. A impulsividade é também um sintoma comum e apresenta-se em situações como: não conseguir esperar sua vez, não ler a pergunta até o final e responder, interromper os outros, agir sem pensar. Apresentam com frequência dificuldade em se organizar e planejar o que precisam fazer. Seu desempenho escolar parece inferior ao esperado para a sua capacidade intelectual, embora seja comum que os problemas escolares estejam mais ligados ao comportamento do que ao rendimento. Meninas têm menos sintomas de hiperatividade e impulsividade, mas são igualmente desatentas.


Com relação às práticas pedagógicas que podem ajudar na condução dos trabalhos escolares com as crianças que têm TDAH. 

A didática em sala de aula deve buscar meios que melhorem a concentração deste aluno: mudar tom de voz de acordo com a necessidade dando ênfase em momentos mais importantes do assunto, colocar este aluno para sentar bem próximo do professor, começar a aula com algum tipo de motivação (uso de quiz ou perguntas que devem ser respondidas ao final após a transmissão do conteúdo e que, em caso de acerto, pode ser dada uma nota que se somará à média final), associar o assunto da aula a alguma situação do contexto que interessa ao aluno ou que tenha uma aplicação prática, utilizar–se de estímulos audiovisuais ou sensoriais, os quais têm grande poder de memorização, ser mais emocional na transmissão da aula, menos cópia e menos texto.



Em resposta à Elane Manuelle Felix da Silva

Re: Características e Práticas Pedagógicas

por Ana Paula Dias Frazão -
Boa tarde, Elane! Gostei bastante das práticas pedagógicas sugeridas, pois percebi que elas estão alinhadas com abordagens que visam melhorar a concentração e o engajamento dos alunos com TDAH. A modificação da didática em sala de aula, como variar o tom de voz, posicionar o aluno próximo ao professor e utilizar estímulos audiovisuais ou sensoriais, é uma estratégia eficaz para manter a atenção desses alunos e tornar o conteúdo mais envolvente.