Após aprender um pouco mais sobre o TDAH por meio do material estudado, as principais características e estratégias são:
A principal característica do TDAH não é a hiperatividade, mas sim a desatenção/déficit de atenção. Outras características que podem estar presentes incluem a hiperatividade motora e a impulsividade.
É preciso ter cuidado com o tempo, seja em atividades ou avaliações. Optar por diferentes formas de avaliação, como oral ou múltipla escolha, ou separar as perguntas, é uma boa estratégia. Fornecer mais tempo para esse aluno também é importante. É crucial que o aluno não fique próximo da janela ou da porta, já que isso pode contribuir para a dispersão da atenção. O ideal é que ele se sente na frente, próximo ao professor. Como esses alunos se cansam mais rapidamente e alguns apresentam hiperatividade, escolhê-los como ajudantes de classe pode ser eficiente para gastar um pouco de energia. Um ambiente organizado é fundamental. Optar por metodologias ativas e utilizar diferentes recursos pedagógicos e tecnológicos é uma boa opção para aumentar o interesse do aluno e, consequentemente, manter a atenção por mais tempo.