A partir da leitura atenta de Rossi (2023) compreende-se que o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade) caracteriza-se por ser um distúrbio de desenvolvimento e que podem ser abranger distúrbios de atenção, memória, percepção, linguagem, solução de problemas e interação social. Para a caracterização do TDAH é necessária a presença de pelo menos 6 sintomas dos apresentados a seguir: Não prestar atenção ou cometer erros em trabalhos escolares ou outras atividades, ter dificuldade em manter atenção, não ter atenção quando abordado, não acompanhar instruções ou completar tarefas, ter dificuldade para organização, evitar ou não gostar de tarefas que requerem atenção mental por muito tempo, perder objetos com frequência, distrair-se com facilidade, movimentar ou torcer mãos e pés, movimentar-se pela sala, correr e fazer escalada com frequência, ter dificuldade em brincar tranquilamente, movimentar-se ou agir com agitação, falar demais responder a perguntas de modo abrupto, ter dificuldades de esperar a vez.
Ainda segundo Rossi (2023) para auxílio apropriado de alunos com TDAH são necessárias medidas como controle do barulho e estimulação visual dos ambientes, duração apropriada das atividades, elementos novos, interação afetiva e relação de confiança com todos os envolvidos em sala de aula.