Certamente existem diversas habilidades que auxiliarão um gestor escolar a manter sua equipe unida, todavia, gostaria de destacar uma: capacidade de mediação de conflitos. Conforme o enunciado, os conflitos são naturais de uma organização, uma vez que uma organização é formada por pessoas e as pessoas possuem formação, valores, opiniões diferentes. Então é natural a existência de conflitos, além do que, se bem administrados, os conflitos podem resultar em avanços significativos. Assim, a capacidade do gestor mediar os conflitos que surjam e transformá-los significativamente potencializará a eficácia de sua gestão. Nesse processo de mediação, saber ouvir é fundamental, além da perspicácia de conseguir enxergar o real motivo do conflito. Por outra via, os demais participantes da instituição de ensino podem contribuir para a união da equipe (claro, sem despir-se de suas individualidades), mas cultivando atitudes respeitosas, flexivas, empáticas. Especificamente, quanto à empatia, a mesma possui um lugar de suma importância no ambiente de trabalho, pois é fundamental para entender os sentimentos e dificuldades que fazem parte de seus cotidianos.
Em resposta à Cícera Ericênia Alves Pereira
Re: Atividade 3.1.: Fórum temático
por Alice Duarte Torres -É verdade, Cícera, os participantes da instituição de ensino podem contribuir para a união da equipe cultivando atitudes respeitosas, flexíveis e empáticas. A empatia é uma habilidade particularmente importante, pois permite que as pessoas se coloquem no lugar umas das outras e entendam seus pontos de vista. A união da equipe é essencial para o sucesso de qualquer escola. Quando os profissionais trabalham juntos, compartilham ideias e colaboram uns com os outros, o ambiente escolar se torna mais produtivo e agradável para todos.
Em resposta à Cícera Ericênia Alves Pereira
Re: Atividade 3.1.: Fórum temático
por Edival Jeronimo Portela Neto -O comentário aborda de maneira bastante pertinente e esclarecedora a importância da habilidade de mediação de conflitos para um gestor escolar. A ideia de que os conflitos são inerentes às organizações, especialmente aqueles compostos por pessoas com diferentes formações, valores e opiniões, é muito válida. Destacar a capacidade de um gestor em mediar esses conflitos não apenas como uma habilidade, mas como uma peça-chave para potencializar a eficácia da gestão, é crucial.
A ênfase na importância de saber ouvir durante o processo de mediação é um ponto destacável. A habilidade de compreender as razões subjacentes aos conflitos e promover uma transformação positiva a partir deles é essencial para o crescimento e desenvolvimento da equipe.
A ênfase na importância de saber ouvir durante o processo de mediação é um ponto destacável. A habilidade de compreender as razões subjacentes aos conflitos e promover uma transformação positiva a partir deles é essencial para o crescimento e desenvolvimento da equipe.