Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1.: Fórum temático (Avaliativo)

O gestor escolar como mediador de conflitos

O gestor escolar como mediador de conflitos

por Ana Raquel Alves de Negreiros - Número de respostas: 1

A capacidade para a comunicação não violenta e mediação de conflitos pode ser um grande aliado de qualquer gestor de pessoas. Lançando mão dessas habilidades, o gestor pode ajudar na resolução de conflitos que possam surgir na equipe escolar, proporcionando um espaço em que as relações profissionais são desenvolvidas com maior clareza e diálogo. Além disso, o gestor que lança mão da comunicação não violenta tem a capacidade de integrar e valorizar sua equipe, além de inspirá-la pelo exemplo, sensibilizando-os quanto à necessidade de bom relacionamento e respeito à diversidades encontradas em seu grupo. 

Em resposta à Ana Raquel Alves de Negreiros

Re: O gestor escolar como mediador de conflitos

por Maria Vera Lucia Medeiros -
A colega Ana Raquel traz um conceito muito importante de Marshall Rosenberg A comunicação violenta consiste um uma abordagem de comunicação que busca estabelecer conexões empáticas e construir relações saudáveis, mesmo em situações de tensão. Na gestão escolar, a aplicação da comunicação não violenta pode ajudar a promover a empatia, a escuta ativa, a clareza e a comunicação de sentimentos e necessidades de maneira que não culpe ou ofenda, buscando soluções construtivas para os problemas.
No contexto da mediação de conflitos na gestão escolar, essa prática se torna crucial para resolver divergências entre alunos, entre professores, ou mesmo entre professores e famílias.