Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum temático

Atividade 3.1

Atividade 3.1

por Ana Paula Dias Frazão - Número de respostas: 2

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico caracterizado por dificuldades persistentes de atenção, hiperatividade e impulsividade. Essas características podem afetar significativamente o desempenho acadêmico e o funcionamento social das crianças que têm TDAH.

É essencial que os educadores estejam cientes das necessidades específicas dessas crianças e adotem práticas pedagógicas que possam ajudar a facilitar sua participação e aprendizado. Dividir as tarefas em etapas menores e mais gerenciáveis.  Criar  um ambiente de sala de aula organizado e previsível, com rotinas claras e consistentes. Fornecer instruções claras, simples e diretas. Introduzir atividades variadas e interativas, que envolvam movimento e permitam que as crianças liberem energia de forma adequada, são algumas das práticas que podem auxiliar as crianças com TDAH a se sentirem mais seguras e a entenderem o que é esperado delas.



Em resposta à Ana Paula Dias Frazão

Re: Atividade 3.1

por Antonio Flávio dos Santos Silva -

Olá colega! Excelente sua reflexão. Para trabalhar com um educando com TDAH se faz necessário que o professor conheça o transtorno e ter empatia. O mesmo deve equilibrar as necessidades dos outros estudantes com a dedicação ao aluno com TDAH, o que é um desafio em uma turma numerosa. Como você pontuou, se faz necessário adotar algumas estratégias de ensino e adequá-las às necessidades do aluno.


Em resposta à Ana Paula Dias Frazão

Re: Atividade 3.1

por Aleff Cruz de Castro -
Concordo plenamente com as suas observações. O TDAH pode apresentar desafios únicos para as crianças, e a abordagem pedagógica que você propõe é fundamental para proporcionar um ambiente de aprendizado mais inclusivo e favorável. A segmentação de tarefas, a criação de um ambiente organizado e previsível e a oferta de atividades diversificadas são estratégias valiosas que podem ajudar a atender às necessidades específicas desses alunos.