É fundamental identificar a situação da criança com TDAH para que a equipe pedagógica da escola em conjunto com os terapeutas do educando possa traçar estratégias pedagógicas para uma melhor aprendizagem. Alguns especialistas sugerem: criar regras sociais com a turma; dividir atividades em partes, em especial as tarefas mais extensas; quando necessário, solicitar que o aluno repita a instrução dada pelo docente ou compartilhá-la com um colega antes de iniciar uma tarefa; usar a lousa para reforçar o que foi dito em sala de aula; criar listas que sirvam para a organização da agenda escolar; evitar tudo aquilo que pode favorecer a distração dos educandos; adotar diferentes formas de avaliação, como múltipla escolha ou oral; o recomendado é que o aluno sente-se próximo ao professor e afastado de porta e janelas para evitar dispersão da atenção; utilizar metodologias ativas; utilizar trabalhos manuais, desenhos; realizar reuniões periódicas com os pais e os demais membros da equipe pedagógica com o objetivo de compartilhar informações sobre o cotidiano do aluno na escola. E, claro, ter empatia, buscar capacitação continuada e trocar experiências com outros professores também são essenciais.