Em um contexto escolar, é inevitável lidar com conflitos entre membros da equipe. Acredito que para lidar com estes conflitos a comunicação é fundamental. Isto é, a escuta ativa é extremamente importante, assim como expressar as expectativas e promover um ambiente aberto.
Além disso, acho que um bom gestor tem que compreender as perspectivas e sentimentos dos membros da equipe, abordando conflitos com sensibilidade. Ademais, promover momentos de lazer fora do ambiente escolar pode ser uma forma de unir o grupo.
Além do papel do gestor, os membros da equipe escolar também têm responsabilidades cruciais. A colaboração é fundamental, promovendo uma cultura de trabalho em equipe, pois o envolvimento ativo dos membros faz com que seja possível alcançar objetivos comuns. Nesse sentido, é importante ter uma tomada de decisão colaborativa, envolvendo a equipe nas decisões que afetam o grupo todo.
Por fim, penso que uma atmosfera positiva não apenas beneficia o ambiente de trabalho, mas também contribui para o bem-estar geral da instituição de ensino, impactando positivamente os alunos.