O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. É um dos principais transtornos de aprendizagem entre crianças e adolescentes que, compõe-se de um padrão persistente de desatenção e hiperatividade, interferindo diretamente no funcionamento e desenvolvimento da pessoa.
Algumas das características desse transtorno que podem ser identificadas, são características que podem ser divididas em fatores de desatenção e hiperatividade.
Características de desatenção: dificuldade na realização de atividades escolares, dificuldade em ceder instruções, dificuldade em finalizar tarefas, dificuldade em retomar tarefas, dificuldade em se organizar, dificuldade em atividades que envolvam esforço mental, tendência a perder coisas e [e facilmente distraído.
Características de hiperatividade: agitação nos pés e nas mãos, inquietação extrema, conversa excessiva, baixa tolerância a frustrações, dificuldade em ministrar o tempo, dificuldade em solucionar problemas e dificuldade de concentração.
Nesse sentido, à abordagem das práticas pedagógicas são de grande importância para que haja um bom desenvolvimento no aprendizado e, para que isso ocorra, é fundamental o uso de estratégias para conduzir os trabalhos, tais como, buscar meios que melhorem a concentração deste aluno, de acordo com a necessidade dar ênfase em momentos mais importantes, começar a aula com algum tipo de motivação, associar o assunto da aula a alguma situação do contexto que interessa ao aluno ou que tenha uma aplicação prática, utilizar–se de estímulos audiovisuais ou sensoriais, com grande poder de memorização, ser mais emocional na transmissão da aula, menos cópia e menos texto e criar rotina pré-estabelecida.
Alunos com TDAH precisam de suporte, encorajamento, parceria e adaptações repetidamente e diariamente com tarefas diferenciadas. Os trabalhos em grupo e a possibilidade do aluno escolher as atividades nas quais quer participar são elementos que despertam o interesse e a motivação. É preciso ter em vista que cada aluno aprende no seu tempo e que as estratégias deverão respeitar a individualidade de cada um.