O artigo das professoras Ana Cláudia Magalhães e Maria das Graças Telles entitulado "O ENSINO ATRAVÉS DO MOVIMENTO, DA INTERAÇÃO SOCIAL COM USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS" é bastante interessante por trazer as experiências realizadas com estudantes portadores do transtorno do espectro autista (TEA) utilizando jogos e tecnologia. As experiências utilizando Xbox e Kinecto foram bastante valiosas, especialmente, porque aqueles portadores de TEA com melhor desenvolvimento da sociabilidade têm bastante interesse nesse tipo de ferramenta. O artigo relata a utilização de jogos em dupla, exclusivamente para os alunos especiais, com jogos que utilizam a movimentação corporal em partidas de Kinect Adventures e Sports, promovendo a sociabilização e a melhoria da coordenação motora, as partidas de Kinect Dance também ajudam nisso, adicionando aí as músicas que os alunos devem dançar seguindo as instruções do jogo, que é bastante natural e intuitivo. O sucesso dos casos dos alunos pesquisados foi alvissareiro, por ter ajudado a desenvolver inúmeras capacidades antes adormecidas, como a cooperação, o maior contato visual, redução da frustração e até mesmo a afetividade.
Temos dois alunos assim na escola e eles amam, jogos, filmes e animes e os jogos ajudam muito pela oferta de desafios numa roupagem bastante lúdica e também pela interatividade, uma série que tenho usado como suplemento didático, e que chamou muito a atenção do aluno especial da turma de 1º ano do ensino médio, foi o Assassin's Creed Origins e Assassin's Creed Odissey, ambos no seu modo turismo, que permite uma viagem pelas ambientações históricas construidas com bastante fidelidade, o primeiro no Egito Antigo e o segundo na Grécia Clássica. Podemos conhecer muitos pontos turísticos históricos, e construções que, no jogo, se encontram com a beleza do seu auge, como as pirâmides do vale de Gizé, O Partenon, o rio Nilo entre muitos e muitos outros, que alimentam a criatividade de todos os alunos, inclusive os portadores do TEA.