Dentre os trabalhos premiados no VII Prêmio MEI, escolhi o intitulado ''A utilização do desenho universal para aprendizagem na aplicação de processos didáticos inclusivos na Educação Matemática'', de Janaina Zanon, que fez parte da categoria Ensino Fundamental I. Apesar de eu não atuar na área de Matemática nem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, selecionei este trabalho pela temática relevante proposta por ele, podendo (e devendo) ser pensada e colocada em prática nos outros segmentos e disciplinas. Além disso, o trabalho traz aspectos fundamentais para a construção de uma sala de aula (e de uma escola) mais empática e inclusiva. Nesse sentido, ao propor conversas com as famílias dos estudantes e com os próprios estudantes, percebe-se como é crucial a participação de toda a comunidade escolar em seus processos decisórios e colaborativos. O contato com outras realidades, por meio de vídeos e atividades dinâmicas com Braile e Libras, também contribui para a construção da empatia.
Em resposta à Vitor Azevedo Abou Mourad
Re: Inclusão e Educação Matemática
por Fabricio da Silva Lobato -È importante a educação matematica voltado para pensarmos uma educação de qualidade para uma educação inclusiva