Ir para o conteúdo principal

Atividade 4.2.: Fórum temático (Avaliativo)

Ensino de Matematica para uma educação mais inclusiva

Ensino de Matematica para uma educação mais inclusiva

por Fabricio da Silva Lobato - Número de respostas: 0

Título: O Desenho Universal para Aprendizagem promovendo inclusão na Educação Matemática do Ensino Fundamental

Este artigo de Janaina Zanon aborda a utilização do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) como uma estratégia para promover inclusão na Educação Matemática do Ensino Fundamental. O DUA é um modelo pedagógico que busca garantir que todos os alunos tenham acesso igualitário ao conteúdo e às atividades educacionais, independentemente de suas habilidades, características ou necessidades individuais.

A autora demonstra como o DUA pode ser aplicado especificamente na Educação Matemática, apresentando diversas estratégias que podem ser utilizadas pelo professor para criar um ambiente inclusivo e promover o engajamento de todos os alunos. Além disso, o artigo discute a importância de considerar o contexto e as características individuais dos estudantes ao planejar e desenvolver atividades matemáticas, destacando a relevância de adaptar o conteúdo e os recursos de ensino de acordo com as necessidades de cada aluno.

Através da utilização do DUA, os professores podem criar materiais didáticos, tais como jogos, diagramas, gráficos e atividades interativas, que abordem conceitos matemáticos de forma acessível e envolvente para todos os alunos. A flexibilidade e a diversidade de recursos e estratégias envolvidas no DUA permitem que cada aluno aprenda de acordo com suas próprias preferências e estilos de aprendizado, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais inclusivo e efetivo.

Assim, o artigo destaca a importância de implementar o DUA na Educação Matemática do Ensino Fundamental, como forma de proporcionar uma educação de qualidade e equitativa para todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou necessidades específicas. O objetivo é promover um ambiente educacional inclusivo, onde todos os estudantes tenham a oportunidade de participar ativamente, aprender e alcançar seu pleno potencial em matemática.