Olá, professores e turma!
Como vimos nesta Semana 3 da nossa disciplina, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neurobiológico que se apresenta desde o nascimento ou logo depois. Seus principais traços são desatenção, hiperatividade e impulsividade. Crianças com TDAH podem enfrentar desafios como atenção prolongada, concentração e conclusão de tarefas, além de possuírem características hiperativas e impulsivas.
No campo educacional, diversas estratégias podem ser adotadas para auxiliar crianças com TDAH. Por exemplo, a variação na rotina de ensino pode ser benéfica, pois alunos com TDAH tendem a se distrair e perder o interesse rapidamente. Estimular a prática e a repetição também pode ser útil para essas crianças, que geralmente têm dificuldade em memorizar sequências e se desorganizam com facilidade. Por essa razão, é importante fornecer instruções de maneira gradual, aplicar reforço positivo, manter uma comunicação eficaz com a família e ajustar o tom de voz conforme necessário, destacando momentos relevantes do conteúdo. Pessoalmente, acredito ainda que iniciar a aula com motivação e relacionar o tema de estudo a situações do cotidiano que interessem ao aluno ou tenham aplicação prática podem contribuir positivamente.
Essas estratégias visam aprimorar a concentração, facilitar a assimilação de conteúdos e melhorar o desempenho em avaliações. Contudo, como sempre gosto de lembrar, cada criança é única e pode reagir de maneira particular a essas abordagens. Portanto, a adaptação das estratégias para atender às necessidades individuais de cada aluno é essencial.