Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum temático

Estratégias Pedagógicas e TDAH

Estratégias Pedagógicas e TDAH

por Marcelo Wünsch - Número de respostas: 0

As características principais do TDAH incluem desatenção, hiperatividade e impulsividade. É importante ressaltar que o TDAH é uma condição complexa, e os sintomas podem variar de pessoa para pessoa. 

Algumas estratégias pedagógicas que podem ser usadas com esse público são:

Estrutura e Rotina:

Estabelecer rotinas previsíveis e estruturadas pode ajudar a proporcionar um ambiente mais controlado e seguro para a criança com TDAH.

Instruções Claras e Simples:

Fornecer instruções claras e específicas, divididas em passos menores, pode facilitar a compreensão e execução das tarefas.

Estímulo Visual:

O uso de recursos visuais, como gráficos, cronogramas e lembretes visuais, pode ser eficaz para manter a criança focada e organizada.

Adaptação do Ambiente:

Minimizar distrações no ambiente de aprendizagem, proporcionando um espaço mais tranquilo e organizado, pode beneficiar as crianças com TDAH.

Variedade de Atividades:

Incorporar uma variedade de atividades e métodos de ensino pode manter o interesse da criança, evitando o tédio que muitas vezes está associado ao TDAH.

Reforço Positivo:

Reforçar positivamente o comportamento desejado pode motivar a criança, ajudando-a a desenvolver uma autoestima positiva.

Colaboração com Pais e Profissionais de Saúde:

Manter uma comunicação aberta com os pais e profissionais de saúde é crucial para entender as necessidades específicas da criança e implementar estratégias consistentes tanto na escola quanto em casa.