Olá, colega.
O trabalho escolhido por você é importantíssimo. Pra mim, geógrafo e professor de Geografia, que trabalha em sala os ciclos econômicos e suas repercussões socioespaciais, penso que tal proposta, tendo por prática metodológica a visitação de campo, solidifica os aspectos teórico-conceituais que envolvem o assunto. Até porque, nada melhor que estudar, analisar, observar, compreender a paisagem - ela que é o acúmulo sucessivo dos diferentes tempos históricos -, para entender a realidade atual não só local, mas também regional e nacional. O ponto interessante aí é que podemos ver duas possibilidades de abordagem conjuntas nessa atividade: uma leitura analítica da paisagem a partir do método dialético, que vai contextualizar historicamente essa paisagem; e outra leitura que visa compreender o lugar e a vivência a essa paisagem associada - a partir de um ponto de vista fenomenológico.
Ponto para você, pela escolha do trabalho a ser visibilizado em sua postagem; ponto para quem elaborou o trabalho, pelas possibilidade de efetivação do aprendizado para os alunos.
O trabalho escolhido por você é importantíssimo. Pra mim, geógrafo e professor de Geografia, que trabalha em sala os ciclos econômicos e suas repercussões socioespaciais, penso que tal proposta, tendo por prática metodológica a visitação de campo, solidifica os aspectos teórico-conceituais que envolvem o assunto. Até porque, nada melhor que estudar, analisar, observar, compreender a paisagem - ela que é o acúmulo sucessivo dos diferentes tempos históricos -, para entender a realidade atual não só local, mas também regional e nacional. O ponto interessante aí é que podemos ver duas possibilidades de abordagem conjuntas nessa atividade: uma leitura analítica da paisagem a partir do método dialético, que vai contextualizar historicamente essa paisagem; e outra leitura que visa compreender o lugar e a vivência a essa paisagem associada - a partir de um ponto de vista fenomenológico.
Ponto para você, pela escolha do trabalho a ser visibilizado em sua postagem; ponto para quem elaborou o trabalho, pelas possibilidade de efetivação do aprendizado para os alunos.