Ir para o conteúdo principal

Atividade 4.2.: Fórum temático (Avaliativo)

Metodologias ativas de ensino-aprendizagem sobre o consumo consciente de energia

Metodologias ativas de ensino-aprendizagem sobre o consumo consciente de energia

por Ampelia de Jesus Ramos do Rosario - Número de respostas: 2

O trabalho escolhido foi o do Giezi Américo Reginaldo, um professor de Física da cidade de Sete Lagoas MG, que faz um trabalho de conscientização sobre o consumo de energia elétrica e um trabalho muito interessante que levam os alunos a não somente pensarem, mas a refletir sobre o consumo de energia baseado na sustentabilidade e custos financeiros. A importância deste olhar para a sustentabilidade é de suma importância nos dias atuais e na vida dos nossos alunos, eu escolhi este trabalho porque esta é uma pauta que amo tratar com meus alunos e é muito pertinente ao atual cenário de globalização x capitalismo.  Consumir sem responsabilidade é semear para um futuro de desastres e ausência de qualidade de vida, Precisamos deixar uma herança para as gerações futuras e qual nossa participação? Estamos mostrando que o consumo desacerbado vai lhes trazer consequências graves? Alias já temos visto na realidade de hoje e se não recuarmos com nossas atitudes, veremos um futuro com desastres ainda maiores, nós educadores precisamos mostrar que há possibilidades quando eles olham para nós e dizem ahh professora não tem mais jeito não, como iremos parar de comprar e consumir... e gerar impactos tão relevantes negativamente ao nosso planeta, então mostrar pra eles na prática faz com que os mesmos se sintam responsáveis também pelo que semeiam daqui para frente. 

Em resposta à Ampelia de Jesus Ramos do Rosario

Re: Metodologias ativas de ensino-aprendizagem sobre o consumo consciente de energia

por Leila Marques Elias -
Colega, parabéns por sua colocação nesse fórum.
Também comentei na minha postagem sobre o trabalho de Giezi Reginaldo, gostei muito do trabalho dele, trazer os conceitos físicos que são apresentados na teoria nas aulas para a aplicação na prática, ouvindo apresentação dele confesso ter sentindo uma certa emoção de ver o quanto que temos professores que são de fato inovadores e que se dispôe e se entregam ao ofício da docência pensando em desenvolver o ensino e aprendizagem de seus estudantes da melhor forma possível. Também senti uma outra emoção, agora me vendo como estudante e está em uma sala desenvolvendo a atividade proposta no professor na prática, deve ser incrível a sensação de trabalhar com algo que a primeira vista parece distante como os conceitos físicos sendo aplicados na prática, talvez eu escreva isso e tenha essa sensação porque enquanto estudante não tive essa experiência, mas deve ser muito boa.
Em resposta à Ampelia de Jesus Ramos do Rosario

Re: Metodologias ativas de ensino-aprendizagem sobre o consumo consciente de energia

por Priscila de Souza Nascimento -
Prezada Ampelia,

Parabéns pelas suas colocações acerca da importância de se trabalhar a sustentabilidade nas escolas. Também escolhi o trabalho Metodologias ativas de ensino-aprendizagem sobre o consumo consciente de energia, do professor Giezi Américo Reginaldo, por se tratar de um trabalho relevante e que alcançou o seu objetivo, uma vez que partiu da realidade dos próprios estudantes, contribuindo para que os mesmos pudessem fazer inferências sobre suas produções e com isso construíssem seus próprios conhecimentos.