O trabalho premiado, em 2022, na Categoria Infantil, denominado Eu sou assim: Essa é a cor da minha pele, liderado pela professora Almerinda Cristina, da rede municipal de Manaus, teve como premissa pedagógica o favorecimento da aquisição de valores e atitudes, o qual objetiva fortalecer a autoestima e obtenção da identidade racial na infância, reforça o quanto essa proposta potencializa a conscientização e valorização da identidade negra desde a educação infantil. É preciso inserir práticas significativas como essas, por exemplo, que descolonizem as mentes das crianças, principalmente na infância e no contexto escolar, possibilitando a vivência, a cultura, a experiência com a diversidade na sala de aula, bem como o respeito às diferença e à diversidade étnica, como bem reforça o projeto da professora. Essas práticas colaboram para a superação de situações discriminatórias, promovendo um trabalho de práticas educativas antirracistas a partir de experiências vividas em sala de aula.
Em resposta à Roberto dos Reis Cruz
Re: Trabalho premiado MEI 2022.
por Jose Lazaro Pereira de Souza -Boa tarde, colega!
O trabalho apresentado por você, de fato, é riquíssimo. Certamente, será mais um poderoso instrumento que utilizaremos para aperfeiçoarmos a nossa prática pedagógica.
O trabalho apresentado por você, de fato, é riquíssimo. Certamente, será mais um poderoso instrumento que utilizaremos para aperfeiçoarmos a nossa prática pedagógica.
Essa é uma iniciativa que merece destaque, pois valorizar a identidade negra desde a educação infantil é fundamental, e esse trabalho não só ressalta essa importância, mas também destaca como essas práticas contribuem para a conscientização e o respeito às diferenças étnicas. É interessante ver pessoas que buscam estar envolvidas por essa iniciativa transformadora, que não apenas combate situações discriminatórias, mas também contribui para a construção de uma educação mais inclusiva e antirracista.