Link:
Posicionamento do Autor de As perguntas investigáveis no ensino de ciências: uma sequência de ensino investigativo sobre a epidemia da dengue.
O autor fala sobre a estruturação da atividade, pontuando que a problematização feita a partir do uso de uma estória em quadrinhos com o vírus da dengue como vilão possibilitou, de forma lúdica, obter um panorama dos alunos sobre o tema abordado, além de suscitar o levantaram hipóteses de como resolver o problema da epidemia de dengue. Na segunda etapa, trabalhou conceitos biológicos sobre o vírus e a doença, além de observações do mosquito e seu ciclo biológico com uso de materiais específicos. Na terceira etapa os alunos construíram e instalaram armadilhas para captura do mosquito e fizeram inspeção na escola para investigar possíveis focos. Por último, a atividade foi exposta fora da escola, na comunidade, fazendo visitas informativas para as famílias de alunos e servidores. Segundo o autor, a sequência descrita possibilitou a assimilação de conhecimentos científicos e o uso destes para a resolução do problema posto, fazendo dos alunos agentes de transformação na sua comunidade.