Ir para o conteúdo principal

Atividade 4.2.: Fórum temático (Avaliativo)

Eu sou assim: “Essa é a cor da minha pele”

Eu sou assim: “Essa é a cor da minha pele”

por Vanessa Rosa de Oliveira - Número de respostas: 0

Projeto Eu sou assim “Essa é a cora da minha pele” de Almerinda de Oliveira Souza Cabral.

Enquanto educanda, negra, e comprometida  em oferecer aos meus educando uma formação histórica-social, considero extremamente válido  esse projeto, pois grande partes dos  personagens retratados em filmes, livros e histórias são pessoas brancas, e algo que desperta o interesse de uma criança em um dos citados anteriormente está justamente no fato de se ver representado no personagem de um livro lido, ou de uma história contada.

Na minha experiência como professora e trabalhando numa escola do campo numa localidade com maioria remanescente quilombola, pude observar em determinadas atividades na semana de alusão a consciência negra, que grande parte dos educandos da turma não se identificavam como pessoas negras, e o termo usado para referir a si próprio era “moreno” ou “morena” em um dos momentos em que uma atividade consistia em elaborar um autorretrato seu, quase todos pintaram a pele com lápis rosado, mesmo que sua pele fosse negra, algo que em parte tem nas representações em livros, vídeos e filmes uma grande contribuição.