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4.2. Fórum temático.

1- Sobre o artigo do projeto EMITED - O Ensino Através do Movimento, da Interação Social com Uso das Tecnologias Digitais, que busca desenvolver habilidades sociais em alunos com Transtorno do Espectro Autista.

1- Sobre o artigo do projeto EMITED - O Ensino Através do Movimento, da Interação Social com Uso das Tecnologias Digitais, que busca desenvolver habilidades sociais em alunos com Transtorno do Espectro Autista.

por Laura Gabrielle Marques da Cruz - Número de respostas: 0

O projeto EMITED ( Ensino Através do Movimento, da Interação Social com Uso das Tecnologias Digitais) pretende promover o desenvolvimento de habilidades e competências comportamentais, emocionais, interacionais e cognitivas em alunos com necessidades especiais, utilizando recursos tecnológicos como ferramentas mediadoras no Atendimento Educacional Especializado (AEE). O projeto busca promover a autonomia do educando, estimular a habilidade cognitiva e interacional, e proporcionar ao aluno desenvolver todo o seu potencial. Além disso, o EMITED atua com base nas Competências Educacionais Socioemocionais (CESE), abordando questões relacionadas à identidade do estudante, como o autocuidado, a autonomia, a comunicação, a empatia, bem como a sociabilidade, com o objetivo de garantir uma aprendizagem significativa. Nesse projeto, os jogos digitais são utilizados como ferramentas que promovem o desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas e sociais desses estudantes. Essas ferramentas proporcionam a implementação de um sistema educacional inclusivo, permitindo o acesso às informações e a organização diferenciada das atividades para atender às especificidades dos alunos. Além disso, o uso de jogos educativos e interativos, que utilizam animação, som e efeitos especiais, demonstrou tornar a aprendizagem desses alunos mais significativa, favorecendo o seu desenvolvimento nas habilidades cognitivas e sociais. Essas práticas pedagógicas buscam estimular a habilidade cognitiva, interacional e promover a autonomia dos alunos. Os registros das professoras responsáveis pelo atendimento dos alunos com TEA mostram que as atividades realizadas com o uso de jogos digitais tornam a aprendizagem significativa e dinâmica, despertando o interesse e o prazer na realização de atividades.