Ao explorar o projeto "Histórias que o Povo Conta: A Leitura, Escrita e Oralidade Através das Lendas Urbanas", na categoria Ensino Fundamental I, do Professor Marcelo Rossi Campos dos Santos, fica evidente a profundidade e relevância dessa abordagem. O professor, identificou a paixão dos alunos pela Contação de Histórias e a utilizou como um veículo incrível para superar desafios na escrita. A escolha das lendas urbanas como elemento central do projeto adiciona uma camada interessante à experiência educacional.
A abordagem transdisciplinar do projeto, integrando diferentes áreas do conhecimento, mostra um compromisso real em oferecer uma aprendizagem conectada à vida dos alunos. Além disso, a inclusão da comunidade escolar, com apresentação teatral e exposição das lendas, amplia o alcance e a importância do aprendizado e destaca a capacidade do professor em incentivar a autonomia dos alunos, permitindo que eles se tornem protagonistas da própria aprendizagem.
Este projeto não se limita a aspectos acadêmicos; ele promove valores essenciais, como cooperação, empatia e respeito à diversidade. O Professor Marcelo Rossi Campos dos Santos, por meio deste projeto, não apenas se destaca como um educador dedicado, mas também contribui significativamente para a qualidade do ambiente educacional e este trabalho serve como um exemplo inspirador para outros educadores que buscam práticas inovadoras e significativas em suas salas de aula.