Ir para o conteúdo principal

Atividade 4.2.: Fórum temático (Avaliativo)

A LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE ATRAVÉS DAS LENDAS URBANAS

A LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE ATRAVÉS DAS LENDAS URBANAS

por Lucas Mateus dos Santos - Número de respostas: 4

Ao explorar o projeto "Histórias que o Povo Conta: A Leitura, Escrita e Oralidade Através das Lendas Urbanas", na categoria Ensino Fundamental I, do Professor Marcelo Rossi Campos dos Santos, fica evidente a profundidade e relevância dessa abordagem. O professor, identificou a paixão dos alunos pela Contação de Histórias e a utilizou como um veículo incrível para superar desafios na escrita. A escolha das lendas urbanas como elemento central do projeto adiciona uma camada interessante à experiência educacional.

A abordagem transdisciplinar do projeto, integrando diferentes áreas do conhecimento, mostra um compromisso real em oferecer uma aprendizagem conectada à vida dos alunos. Além disso, a inclusão da comunidade escolar, com apresentação teatral e exposição das lendas, amplia o alcance e a importância do aprendizado e destaca a capacidade do professor em incentivar a autonomia dos alunos, permitindo que eles se tornem protagonistas da própria aprendizagem. 

Este projeto não se limita a aspectos acadêmicos; ele promove valores essenciais, como cooperação, empatia e respeito à diversidade. O Professor Marcelo Rossi Campos dos Santos, por meio deste projeto, não apenas se destaca como um educador dedicado, mas também contribui significativamente para a qualidade do ambiente educacional e este trabalho serve como um exemplo inspirador para outros educadores que buscam práticas inovadoras e significativas em suas salas de aula.

Em resposta à Lucas Mateus dos Santos

Re: A LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE ATRAVÉS DAS LENDAS URBANAS

por Roberto dos Reis Cruz -
Caro colega, não há coisa melhor do que o professor conhecer o interesse dos estudantes, principalmente quando se refere à literatura, à leitura. Um trabalho desenvolvido com muita criatividade, interdisciplinaridade ganha destaque e relevância, pois envolve todas as pessoas e promove uma aprendizagem coletiva. Parabéns pela escolha e partilha!
Em resposta à Lucas Mateus dos Santos

Re: A LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE ATRAVÉS DAS LENDAS URBANAS

por Rian Lucas da Silva -
O trabalho mencionado é extremamente importante, sobretudo no que diz respeito ao ensino de língua, uma vez que os eixos de língua portuguesa, cobrados pela BNCC, foram postos em foco, tais como a leitura, a produção textual e a oralidade. Senti falta apenas do acréscimo do último eixo, ou seja, o de análise linguística. De todo modo, é inegável a pertinência do estudo. Parabéns!
Em resposta à Lucas Mateus dos Santos

Re: A LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE ATRAVÉS DAS LENDAS URBANAS

por Erykles Natanael de Lima Vieira -
Lucas, é muito interessante a temática das lendas e contação dessas histórias, que está muito relacionado a cultura do povo brasileiro, ou de uma determinada região. As lendas fazem parte da cultura e é muito interessante ser preservado.
Em resposta à Lucas Mateus dos Santos

Re: A LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE ATRAVÉS DAS LENDAS URBANAS

por Domingos Aparecido dos Reis -
Lucas, o projeto que você escolheu é muito importante para valorização das lendas urbanas, destaco a relevância do uso da oralidade pouco explorada na sala de aula, que auxilia o desenvolvimento leitora e escritora dos estudantes, ou seja, o protagonismo no desenvolvimento cognitivo