O trabalho que enfatiza a formação crítica e reflexiva voltada aos estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental II (EFII) a partir de uma (re)leitura investigativa de fake news construídas pelo professor regente. É muito interessante afinal as fake news hoje produzidas permeiam o universo das Ciências e dialogam com o conteúdo de Fisiologia Humana, tema central abordado neste nível de ensino. Os estudantes realizaram uma sequência de atividades que os auxiliaram no estabelecimento de conexões importantes com a vida em sociedade e no desenvolvimento de uma visão crítica de mundo a partir das reflexões mediadas pelo professor em sala de aula e pelas discussões realizadas aos pares sobre as fake news. Diante do exposto, urge a necessidade do desenvolvimento de mais propostas que propiciem que os estudantes assumam posturas ativas nas aulas e questionem o conhecimento que está sendo construído de forma a contribuir para a não disseminação de notícias falsas e/ou de caráter duvidoso sem comprovações científicas concretas.
Hoje em dia observamos uma gama de propagação de informes e direcionamentos muitas vezes completamente equivocados. Instigar no aluno o senso critico, e uma observação mais ampla, dos fatos para gerar pareceres mais fidedignos é essencial para o desenvolvimento do mesmo como um todo.