Ir para o conteúdo principal

Atividade 1.1.: Fórum temático (Avaliativo)

Gestão Escolar

Gestão Escolar

por Agder Shirlei Oliveira dos Santos - Número de respostas: 1

A gestão escolar é a administração de procedimentos, recursos, informações e políticas pedagógicas de uma escola, com o objetivo de garantir o bom funcionamento da unidade, o desenvolvimento integral dos estudantes e a melhoria dos processos de aprendizagem. Embora essa tarefa seja responsabilidade máxima do diretor ou diretora, a gestão escolar só é eficiente quando há uma participação ativa de toda a comunidade da escola – professores, coordenadores, profissionais técnico-administrativos, pais, alunos e organizações relacionadas à instituição.


Em resposta à Agder Shirlei Oliveira dos Santos

Re: Gestão Escolar

por Priscila de Souza Nascimento -
Colega Agder,

Em seu comentário inicial você definiu o que é uma gestão escolar ao mencionar "a administração de procedimentos, recursos, informações e políticas pedagógicas". Ao concluir seu comentário percebo que ao mencionar a "participação ativa de toda a comunidade da escola" você está se referindo a gestão escolar democrática. No que diz respeito a democracia existem pelo menos dois tipos clássicos: democracia representativa e a democracia participativa. Assim, observei que em seu comentário você dá indícios que se trata de uma gestão escolar democrática participativa, uma vez que menciona a participação de todos os envolvidos na comunidade escolar. Entretanto, para que uma gestão escolar democrática seja de fato participativa é necessário que a participação da comunidade escolar não se encerre no momento do voto, mas que todos sejam responsáveis pelos atos da administração, todos participem das discussões e todos busquem o progresso de toda a equipe, conforme a apostila Organização e Gestão Escolar salienta.