Para cumprir o comando desta atividade, escolhemos o trabalho do Prof. Giezi Américo Reginaldo, intitulado "Metodologias ativas de ensino-aprendizagem sobre o consumo consciente de energia".
O referido projeto foi premiado na sétima edição do Prêmio MEI, realizado no ano de 2023, na categoria ensino médio. Como pode-se ver na apresentação do vídeo, o projeto teve como fundamento as metodologias ativas de aprendizagem, em que os alunos foram orientados a realizar o cálculo do consumo de energia elétrica de uma residência por meio da seleção de eletrodomésticos, consumo de energia e tempo de uso. Ademais, os alunos também aprenderam sobre os impostos incidentes sobre as contas de eletricidade e como reduzir o consumo entre 10 a 20% sem precisar comprovar novos eletro-eletrônicos, reduzindo a potência dos aparelhos ou reduzindo o tempo de utilização. O projeto foi pensado para promover o consumo consciente de energia em domicílios residenciais.
O projeto se destina, além de outros objetivos, a diminuir a potência do aparelho ou reduzir o tempo de uso para que assim haja um consumo racional da energia elétrica, já que o projeto teve como objetivo promover o consumo consciente desse bem imaterial tão importante para a vida em sociedade. O consumo eficiente torna-se importante para uma discussão em torno do desenvolvimento sustentável e do consumo consciente de energias que demandam um alto custo para a manutenção da vida no planeta, o que pode levar a longo prazo a uma recuperação do meio-ambiente para as futuras gerações. Hoje se discute muito nos fóruns climáticos os riscos que a humanidade pode sofrer com as alterações no clima em decorrência das práticas atuais e do consumo desenfreado de energia proveniente de combustíveis fósseis e outros poluentes degradantes.
Trabalhos como este que o professor Giezi realizou são importantes para o desenvolvimento social e cultura do alunado.
Quero registar nosso protesto de elevada estima e distinta consideração pelo projeto em comento, ao tempo em que parabenizamos ao professor pela premiação e lhe desejamos os mais sinceros votos de sucesso na sua carreira.
Até breve, pessoal.
Ver menos