A nova BNCC é alvo frequente de debates entre os educadores, há diversas problemáticas que a permeiam.
É interessante a nova abordagem, novos focos e formas de se trabalhar em sala de aula, como por exemplo, os alunos escolherem suas áreas de interesse, é importante para poder direcionar seu foco, porém, pode gerar algumas deficiências em áreas importantes, mas que no momento os alunos não veem dessa forma. Alunos são seres ainda em construção, ainda estão formando suas personalidades e gostos, e talvez escolhas nessa idade não sejam totalmente capazes de suprir seus futuros.
Outro ponto importante, que a mudança no currículo não muda a formação dos professores, pois, na faculdade a formação ainda é a mesma de décadas atrás, Para uma completa mudança no currículo, a formação dos educadores também precisa ser revista.
As desigualdades sociais também são um ponto importante, é preciso levar em consideração que nem todas as regiões do Brasil terão o mesmo acesso de oportunidades e recursos, o que implicaria em uma não execução com êxito da nova proposta da BNCC.
Então, todo o contexto social e educacional do Brasil deve ser levado em consideração na implementação da nova BNCC.