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Atividade 2.1.: Fórum temático (Avaliativo)

Novo (?) Ensino Médio

Novo (?) Ensino Médio

por Cícera Ericênia Alves Pereira - Número de respostas: 5
Não há dúvidas quanto à problemática da educação em nosso país, especificamente no Ensino Médio, seja de qualidade ou de evasão, havendo necessidade de torná-lo atrativo, significativo e eficaz aos jovens. O texto "EM BUSCA DE UM MODELO PARA O ENSINO MÉDIO", mostra algumas das medidas adotadas pelos sistemas de países com alta média no exame do Pisa, exame da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Acontece que as práticas adotadas em outros países (diga-se, países desenvolvidos), embora sirvam de inspiração e reflexão, não podem ser adotadas "ipsis litteris" para o Brasil, um país em desenvolvimento, fundamentalmente diverso. Aplicar acriticamente modelos de outros países, ainda mais quando tal iniciativa advém de influências e imposições de ideais neoliberais, no mínimo corresponde à redução de direitos basilares à democracia. O nomeado "Novo Ensino Médio", instituído pela Medida Provisória (MP) nº 746/2016 (Lei nº 13.415/2017), no governo de Michel Temer, na realidade é um retrocesso aos avanços até então conquistados, consubstanciando ameaças ao direito à educação e ao conhecimento mais amplo da juventude e acenando para mecanismos de privatização da educação. O novo ensino médio prioriza a flexibilização da matriz curricular, a articulação com a educação profissional e a educação integral com apoio financeiro do governo federal (mesmo após o referido governo aprovar o congelamento de gastos primários por 20 anos (educação, saúde, segurança, assistência social etc.) pela Emenda Constitucional nº 95/2016). Convém destacar também que a BNCC do ensino médio tem problemas de legitimidade, haja vista que não foi fruto de debate coletivo ou de consulta a entidades especializadas, do mesmo modo como ocorreu a reforma do ensino médio, que foi originada de uma MP aprovada a toque de caixa, atropelando esforços e desconhecendo totalmente diversos segmentos da sociedade brasileira interessados na temática. É categórico afirma que a contrarreforma do ensino médio e do currículo por meio da BNCC atende a interesses outros que não das juventudes e de suas diversidades, sobretudo daquelas provenientes das camadas de maior vulnerabilidade social e que mais necessitam de uma educação pública, gratuita e de qualidade científica, pedagógica e democrática.
Em resposta à Cícera Ericênia Alves Pereira

Re: Novo (?) Ensino Médio

por Alice Duarte Torres -
É verdade, Sícera, a reforma do ensino médio instituída no governo de Temer foi um processo excludente e autoritário, que não levou em conta as vozes dos principais interessados no assunto, como os professores, os estudantes e as famílias. A reforma também foi baseada em um modelo neoliberal de educação, que prioriza a competição e a meritocracia, em detrimento da equidade e da justiça social. O ensino médio brasileiro precisa ser repensado de forma democrática e participativa, com o envolvimento de todos os atores envolvidos.
Em resposta à Cícera Ericênia Alves Pereira

Re: Novo (?) Ensino Médio

por Erykles Natanael de Lima Vieira -
Cícera, muito pertinente sua colocação. Esse chamado novo ensino médio, tem cara de exclusão principalmente das classes mais sobres, não a toa que o Unibanco proporcionou esse estudo que lemos.
Em resposta à Cícera Ericênia Alves Pereira

Re: Novo (?) Ensino Médio

por Patrick Osorio de Melo dos Santos -
Cícera concordo com você, o Novo Ensino foi elaborado unilateralmente, de forma apressada e sem diálogo com a sociedade. E as críticas e problemas se amontoam. Além de precarizar a profissão dos(as) professores(as) com a figura do “profissional de notório saber”, sem delimitar direito o que vêm a ser isso, abre margem para a contratação de mão de obra despreparada e a salários piores. Precariza também o currículo ao diminuir as horas dedicadas ao BNCC.
Em resposta à Cícera Ericênia Alves Pereira

Re: Novo (?) Ensino Médio

por Aretha Beatriz Brito da Rocha -
Eu questionei o mesmo ponto abordado na sua reflexão. O debate nunca foi amplamente promovido, portanto, não há legitimidade, pois os interesses privilegiam a classe dominante e o setor privado. O que é ofertado como a solução dos problemas para a juventude, na verdade, exclui ainda mais e sucateia a educação pública que já está respirando por aparelhos.
Em resposta à Cícera Ericênia Alves Pereira

Re: Novo (?) Ensino Médio

por Andressa da Silva Nascimento -
Concordo em suma, o novo ensino médio não foi pensado visando a diversidade que temos em nosso país, de nada adianta se basear em países que em nada se assemelham ao Brasil. Muitas áreas precisam ser revistas antes de realizarem mudanças dessa categoria em nossa educação. Na prática a desigualdade social permanecerá e os jovens continuarão com sua educação sucateada.