Ao assistir o vídeo, ao longo das falas deu para perceber inúmeras semelhanças entre a escola e o setor administrativo fabril. No sentido de querem alcançar objetivos maiores pensando no lucro e reconhecimento, ao invés de pensar em seus trabalhadores e colaboradores (professores e alunos).
Usando como exemplo escola na qual trabalhei por 2 anos, na mudança do ultimo gestor escolar, de fato se pareceu muito em trabalhar em uma empresa de fabricação. Os recursos utilizados eram limitados (materiais escolares) os alunos por parte da gestão não tinham seu devido valor e sim somente a escola era prioridade. Um exemplo disso, foi a redução do horário do intervalo que passou de 15 minutos para 10 minutos, com a justificativa fútil, pois os alunos demoravam para retornar à sala de aula e os mesmos ficavam “na bagunça” no corredor escolar.
Com tudo, quando se usa apenas números para tentar justificar os desempenhos dos alunos se a semelha aos meios de produção que não tem o foco em seus colaborares e sim nos números de produção de desempenho de produção. Então existem hierarquias no ambiente escolar que ao descrevermos estaremos nos referindo a uma fabrica de produção.