Ir para o conteúdo principal

Fórum de Dúvidas

Fórum de Dúvidas

Número de respostas: 30

Clique em "RESPONDER" e envie por aqui suas dúvidas relacionadas aos conteúdos estudados no curso.

Em até 24 horas (apenas em dias úteis), os tutores ou professores irão respondê-lo.

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum de Dúvidas

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
Em resposta à Romilda Miguel de Brito Xavier

Re: Fórum de Dúvidas

por Ricael Spirandeli Rocha -
Olá! Sejam todos bem-vindos!
Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum de Dúvidas

por Nayra Ires Sozinho da Silva Reis -
Boa noite,
Teremos um prazo maior nessa primeira semana da disciplina?
Em resposta à Nayra Ires Sozinho da Silva Reis

Re: Fórum de Dúvidas

por Ricael Spirandeli Rocha -
Boa noite!
Até o momento continuamos com as mesmas datas!

Aproveitem o feriado para realizar as leituras, essas primeira semana é bem tranquila.
Att;
Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum de Dúvidas

por Nayra Ires Sozinho da Silva Reis -
Boa tarde,
Gostaria de discutir com os colegas o tema da segunda semana. Na página 29, demostra-se que Vygotsky, rejeita as três perspectivas sobre a interação entre desenvolvimento e aprendizado. Porém, não consegui fazer distinção entre o que ele defende e o que é citado no número 2 da página anterior (página 28) que seria: Aprendizagem é desenvolvimento. Quer dizer, os dois processos ocorrem simultaneamente.
Alguém mais com essa dificuldade?
Em resposta à Nayra Ires Sozinho da Silva Reis

Re: Fórum de Dúvidas

por Ricael Spirandeli Rocha -
Bom dia Nayra, tudo bem? 

Eu entendi sua dúvida, a palavra "questiona" da ideia de que o autor estar contrapondo uma ação. Mas na verdade ele está apresentando argumentos sobre o assunto. Quando o texto traz a frase que "ele rejeita todas" não significa que ele não aceita os argumentos que ele mesmo aponta, significa que o autor está propondo mais pontos de análise e estudo ou seja, embora Vygotsky reconheça a importância dos estímulos sociais e culturais no desenvolvimento, ele não argumenta que o aprendizado estimula diretamente os estágios do desenvolvimento. Em vez disso, ele enfatiza a importância da interação social e da zona de desenvolvimento proximal, em que indivíduos mais experientes fornecem suporte e orientação para promover o desenvolvimento.

Portanto, mesmo que o texto apresente algumas interpretações subjetivas, é importante reconhecer que Vygotsky enfatiza a interação entre aprendizado e desenvolvimento e a influência do ambiente social e cultural no desenvolvimento intelectual.

Espero ter ajudado.

Att;

Prof. Tutor - Ricael
Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum de Dúvidas

por Mirele Araujo Machado -
Prezado professor,

Poderia disponibilizar as orientações da atividade 1.2 para que eu faça a reposição da mesma?
Em resposta à Mirele Araujo Machado

Re: Fórum de Dúvidas

por Ricael Spirandeli Rocha -
Bom dia Mirele, tudo bem?
Vou inserir aqui, mas, irei postar o arquivo no formato .doc no mural de avisos na semana de reposição.

ATIVIDADE 1.2

1) No estágio chamado de operações formais ou abstratas, inicia-se por volta de 11 a 12 anos; o adolescente faz combinações exaustivas para obter uma possibilidade real, seja em experiências físicas com substâncias, seja na resolução de um problema abstrato; é a fase da descoberta científica.
Escolha uma opção:
ovo Verdadeiro ovo Falso

2) De acordo com a concepção piagetiana, o pensamento da criança que se encontra no período pré-operatório caracteriza-se por ser:
a. Fantasioso; b. Lógico; c. Egocêntrico; d. Real; e. Simbólico

3) A questão principal apresentada por Piaget foi “Como o conhecimento se origina e evolui?” Para obter uma resposta a essa pergunta, ele se dedicou ao estudo sobre os fundamentos e princípios do conhecimento, ou seja, ele dedicou-se ao estudo epistemológico do conhecimento e criou uma nova perspectiva para essa área denominada _____________________.
a. Epistemologia Evolutiva
b. Epistemologia da vida
c. Epistemologia Genética
d. Desenvolvimento
e. Epistemologia Criativa

4) Piaget cita o construtivismo no sentido em que existe uma relação entre sujeito e objeto (tema/assunto/ideia). À medida que há essa relação entre os dois, o sujeito ressignifica o objeto. Daí, surgem os conceitos de assimilação, acomodação e adaptação.

Para a Teoria da Epistemologia Genética proposta pelo autor, é correto afirmar que:


a) Na assimilação a pessoa é obrigada a promover novos arranjos em seus esquemas para acomodar os novos estímulos.
b) A adaptação pode ser entendida como um desequilíbrio entre as duas anteriores e, por meio da adaptação, o desenvolvimento cognitivo desorganiza-se de forma progressiva.
c) A assimilação pode ser entendida como uma incorporação de um objeto a um esquema já existente na criança.
d) A acomodação, seria a transformação dos esquemas para se adaptar a uma situação já existente.