Fórum de Dúvidas
Número de respostas: 30Boa tarde.
Olá! Sejam todos bem-vindos!
Obrigada, professor!
Obrigado!
Obrigado!
Boa tarde. Espero que essa disciplina nos proporcione momentos produtivos sobre as teorias de aprendizagens em nossa prática pedagógica.
Em resposta à Marta de Azevedo Fonseca Saraiva
Re: Fórum de Dúvidas
por Rayssa Eutália Gurjão Coutinho Borges -Boa tarde! Eu também
Boa noite,
Teremos um prazo maior nessa primeira semana da disciplina?
Teremos um prazo maior nessa primeira semana da disciplina?
Boa noite!
Até o momento continuamos com as mesmas datas!
Aproveitem o feriado para realizar as leituras, essas primeira semana é bem tranquila.
Att;
Até o momento continuamos com as mesmas datas!
Aproveitem o feriado para realizar as leituras, essas primeira semana é bem tranquila.
Att;
Boa noite não abre o material
boa noite já consegui baixa o material obrigada
Estou com boas expectativas desta disciplina !!!!
Olá, pessoal. Prazer em cursar mais essa disciplina com vocês.
bom dia, interessante os temas abordados
Saudações! Sejam todos bem-vindos!
Muito bom!
Boa tarde. Que bom, reler Piaget e outros autores nessa proposta de disciplina.
Boa tarde,
Gostaria de discutir com os colegas o tema da segunda semana. Na página 29, demostra-se que Vygotsky, rejeita as três perspectivas sobre a interação entre desenvolvimento e aprendizado. Porém, não consegui fazer distinção entre o que ele defende e o que é citado no número 2 da página anterior (página 28) que seria: Aprendizagem é desenvolvimento. Quer dizer, os dois processos ocorrem simultaneamente.
Alguém mais com essa dificuldade?
Gostaria de discutir com os colegas o tema da segunda semana. Na página 29, demostra-se que Vygotsky, rejeita as três perspectivas sobre a interação entre desenvolvimento e aprendizado. Porém, não consegui fazer distinção entre o que ele defende e o que é citado no número 2 da página anterior (página 28) que seria: Aprendizagem é desenvolvimento. Quer dizer, os dois processos ocorrem simultaneamente.
Alguém mais com essa dificuldade?
Bom dia Nayra, tudo bem?
Eu entendi sua dúvida, a palavra "questiona" da ideia de que o autor estar contrapondo uma ação. Mas na verdade ele está apresentando argumentos sobre o assunto. Quando o texto traz a frase que "ele rejeita todas" não significa que ele não aceita os argumentos que ele mesmo aponta, significa que o autor está propondo mais pontos de análise e estudo ou seja, embora Vygotsky reconheça a importância dos estímulos sociais e culturais no desenvolvimento, ele não argumenta que o aprendizado estimula diretamente os estágios do desenvolvimento. Em vez disso, ele enfatiza a importância da interação social e da zona de desenvolvimento proximal, em que indivíduos mais experientes fornecem suporte e orientação para promover o desenvolvimento.
Portanto, mesmo que o texto apresente algumas interpretações subjetivas, é importante reconhecer que Vygotsky enfatiza a interação entre aprendizado e desenvolvimento e a influência do ambiente social e cultural no desenvolvimento intelectual.
Espero ter ajudado.
Att;
Prof. Tutor - Ricael
Prezado professor,
Poderia disponibilizar as orientações da atividade 1.2 para que eu faça a reposição da mesma?
Poderia disponibilizar as orientações da atividade 1.2 para que eu faça a reposição da mesma?
Bom dia Mirele, tudo bem?
Vou inserir aqui, mas, irei postar o arquivo no formato .doc no mural de avisos na semana de reposição.
ATIVIDADE 1.2
1) No estágio chamado de operações formais ou abstratas, inicia-se por volta de 11 a 12 anos; o adolescente faz combinações exaustivas para obter uma possibilidade real, seja em experiências físicas com substâncias, seja na resolução de um problema abstrato; é a fase da descoberta científica.
Escolha uma opção:
Verdadeiro Falso
2) De acordo com a concepção piagetiana, o pensamento da criança que se encontra no período pré-operatório caracteriza-se por ser:
a. Fantasioso; b. Lógico; c. Egocêntrico; d. Real; e. Simbólico
3) A questão principal apresentada por Piaget foi “Como o conhecimento se origina e evolui?” Para obter uma resposta a essa pergunta, ele se dedicou ao estudo sobre os fundamentos e princípios do conhecimento, ou seja, ele dedicou-se ao estudo epistemológico do conhecimento e criou uma nova perspectiva para essa área denominada _____________________.
a. Epistemologia Evolutiva
b. Epistemologia da vida
c. Epistemologia Genética
d. Desenvolvimento
e. Epistemologia Criativa
4) Piaget cita o construtivismo no sentido em que existe uma relação entre sujeito e objeto (tema/assunto/ideia). À medida que há essa relação entre os dois, o sujeito ressignifica o objeto. Daí, surgem os conceitos de assimilação, acomodação e adaptação.
Para a Teoria da Epistemologia Genética proposta pelo autor, é correto afirmar que:
a) Na assimilação a pessoa é obrigada a promover novos arranjos em seus esquemas para acomodar os novos estímulos.
b) A adaptação pode ser entendida como um desequilíbrio entre as duas anteriores e, por meio da adaptação, o desenvolvimento cognitivo desorganiza-se de forma progressiva.
c) A assimilação pode ser entendida como uma incorporação de um objeto a um esquema já existente na criança.
d) A acomodação, seria a transformação dos esquemas para se adaptar a uma situação já existente.
Vou inserir aqui, mas, irei postar o arquivo no formato .doc no mural de avisos na semana de reposição.
ATIVIDADE 1.2
1) No estágio chamado de operações formais ou abstratas, inicia-se por volta de 11 a 12 anos; o adolescente faz combinações exaustivas para obter uma possibilidade real, seja em experiências físicas com substâncias, seja na resolução de um problema abstrato; é a fase da descoberta científica.
Escolha uma opção:
Verdadeiro Falso
2) De acordo com a concepção piagetiana, o pensamento da criança que se encontra no período pré-operatório caracteriza-se por ser:
a. Fantasioso; b. Lógico; c. Egocêntrico; d. Real; e. Simbólico
3) A questão principal apresentada por Piaget foi “Como o conhecimento se origina e evolui?” Para obter uma resposta a essa pergunta, ele se dedicou ao estudo sobre os fundamentos e princípios do conhecimento, ou seja, ele dedicou-se ao estudo epistemológico do conhecimento e criou uma nova perspectiva para essa área denominada _____________________.
a. Epistemologia Evolutiva
b. Epistemologia da vida
c. Epistemologia Genética
d. Desenvolvimento
e. Epistemologia Criativa
4) Piaget cita o construtivismo no sentido em que existe uma relação entre sujeito e objeto (tema/assunto/ideia). À medida que há essa relação entre os dois, o sujeito ressignifica o objeto. Daí, surgem os conceitos de assimilação, acomodação e adaptação.
Para a Teoria da Epistemologia Genética proposta pelo autor, é correto afirmar que:
a) Na assimilação a pessoa é obrigada a promover novos arranjos em seus esquemas para acomodar os novos estímulos.
b) A adaptação pode ser entendida como um desequilíbrio entre as duas anteriores e, por meio da adaptação, o desenvolvimento cognitivo desorganiza-se de forma progressiva.
c) A assimilação pode ser entendida como uma incorporação de um objeto a um esquema já existente na criança.
d) A acomodação, seria a transformação dos esquemas para se adaptar a uma situação já existente.
Eu perdi o prazo para enviar o mapa mental, posso repor?
Boa tarde Sarah!
Sim, será aberta a semana de reposição no final da disciplina. Assim, conseguirar repor uma atividade.
Att;
Sim, será aberta a semana de reposição no final da disciplina. Assim, conseguirar repor uma atividade.
Att;
Sem dúvidas, no momento.
Sem dúvidas. Material bem objetivo.
Sem dúvidas no momento.
Não tive dúvidas, obrigada.
Olá.
No formulário de avaliação não consta o nome do curso na lista de cursos.
No formulário de avaliação não consta o nome do curso na lista de cursos.
Bom dia Suzana, já relatei essa questão para coordenação.
Eles vão ajustar.
Obrigdo por avisar.
Att;
Eles vão ajustar.
Obrigdo por avisar.
Att;
de boa