Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

Número de respostas: 83

 

Faça DUAS publicações: 

 
1) Crie uma frase provocativa ou que promova a reflexão coletiva (Ex: “Atualmente a própria sala de aula é um laboratório, pois, a maioria dos alunos têm a sua disposição computadores portáteis: os smartphones!”;
2) Em seguida, colabore com a discussão comentando alguma frase publicada por, pelo menos, um dos seus colegas.

 

ATENÇÃO:

Esse fórum exige duas publicações!

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Lucas Mateus dos Santos -
"A tecnologia é a ferramenta que acende a chama, mas é o professor que ilumina o caminho da descoberta, assegurando que cada passo dado na jornada do conhecimento seja guiado pelo brilho do entendimento e pela orientação humana."
Em resposta à Lucas Mateus dos Santos

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Maira Monica Guimaraes de Faria -
Essa frase expressa de forma poética e precisa a importância do papel do professor no processo de aprendizagem, mesmo com o avanço da tecnologia. A tecnologia é uma ferramenta valiosa, capaz de proporcionar acesso a informações e recursos educacionais de maneira rápida e eficiente. No entanto, é o professor que desempenha o papel fundamental de guiar e inspirar os alunos nessa jornada de descoberta do conhecimento. O professor oferece orientação humana, iluminando o caminho com sua experiência, sendo capaz de despertar o brilho do entendimento nos alunos. A tecnologia pode ser uma excelente aliada do professor, mas é a presença e a orientação do educador que realmente enriquece o processo de aprendizagem.
Em resposta à Lucas Mateus dos Santos

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Jose Lazaro Pereira de Souza -
Parabéns, colega, pela magnífica construção metafórica que conseguiu produzir utilizando a relação entre os recursos tecnológicos e a importância da mediação pela prática docente para que o conhecimento possa ser construído de maneira sólida.
Em resposta à Lucas Mateus dos Santos

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Roberto dos Reis Cruz -
Por mais que a tecnologia tenha uma infinidade de conhecimento, não substituirá o professor. O professor é insubstituível! a tecnologia serve de mediação pedagógica, de instrumento comunicativo e de inclusão digital que ajuda a transformar a vida das pessoas na sociedade.
Em resposta à Lucas Mateus dos Santos

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Damião Benilson Gomes de Melo -
Caros colegas, é nisto que consiste a teoria de Paulo Freire. Uma educação para a libertação passa pelo processo de reconhecimento da potencialidade do ser humano e pelo desenvolvimento da sua capacidade crítica sobre o mundo à sua volta, possibilitando ao indivíduo intervir sobre a realidade a partir de bases sólidas e autoidentificação do papel que este deve assumir perante a coletividade. O papel do professor é guiar os alunos pelo caminho da descoberta para que eles possam construir seus próprios conhecimentos. Para que isso seja possível, a tecnologia deve ser usada em sala de aula como objeto de aprendizagem e como instrumento facilitador para que o aluno ocupe uma posição protagonista no processo de ensinoaprendizagem enquanto agente de transformação social. Como bem argumentado pelo colega, seguindo estes passos, o professor irá assegurar que a jornada para a descoberta e construção do conhecimento foi guiada com clareza e assertividade, conduzindo o aluno pelo caminho da libertação. Só o conhecimento poderá libertar o ser humano do jugo da desiguldade e da injustiça social. Mas para trilhar por este caminho, o papel do professor ainda é essencial. Agradeço a todos por esta oportunidade da reflexão. Até a próxima!
Em resposta à Damião Benilson Gomes de Melo

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Eloidi Santana Rocha -
Olá, colega!
Comungo da sua reflexão, seu texto faz uma abordagem sobre as contribuições do Paulo Freire para com a educação, principalmente com a população de classe social baixa. Para ele, a transformação está na educação. O professor tem o potencial de transformar uma realidade, aprender com seu aluno e torná-lo sujeito.
Em resposta à Lucas Mateus dos Santos

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Kamila Ribeiro da Silva -
É uma forma poética de ver o trabalho docente. Acrescento ainda o privilégio que o professor tem de construir caminhos frutíferos com seus alunos a partir do simples e daí evoluírem juntos. Obviamente a tecnologia facilita e agiliza processos, mas a relação decente e aluno é muito mais poderosa, se bem fundamentada.
Em resposta à Lucas Mateus dos Santos

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Wellington Lopes de Sousa Filho -
Essa frase destaca a importância da tecnologia como uma ferramenta valiosa no processo educacional, capaz de despertar o interesse e possibilitar o acesso ao conhecimento. No entanto, ressalta também que o papel do professor continua fundamental. Enquanto a tecnologia pode fornecer informações e recursos, é o professor que desempenha um papel vital ao orientar os alunos, ajudando-os a compreender e contextualizar o que estão aprendendo.

O professor não apenas ilumina o caminho, mas também ajuda os alunos a desenvolverem habilidades críticas, a pensarem de forma crítica e a aplicarem o conhecimento de maneira significativa em suas vidas. Portanto, essa frase enfatiza a necessidade de equilibrar a tecnologia com a orientação humana e destaca que o professor desempenha um papel insubstituível no processo educacional.
Em resposta à Lucas Mateus dos Santos

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Alcivan Lima dos Santos -
A frase do nobre colega, expõe até mesmo um temor dos tempos atuais, muitos temem a perca da figura do professor em detrimento do avanço tecnológico eu acredito que a figura humana jamais faltará no processo ensino/aprendizagem. A tecnologia ao meu ver vem apenas agregar mais valor e facilitar alguns processos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Maira Monica Guimaraes de Faria -
"Enquanto tivermos tempo para compartilhar memes, por que não temos tempo para discutir assuntos importantes que impactam a sociedade?"
Em resposta à Maira Monica Guimaraes de Faria

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Rian Lucas da Silva -
Muito bom! Leva-nos a refletir sobre a forma como lidamos com o tempo (dentro e fora) de sala de aula. Daí, pois, o papel da organização e do planejamento.
Em resposta à Maira Monica Guimaraes de Faria

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Damião Benilson Gomes de Melo -
Caros colegas, proponho um segundo olhar para essa provocação: é possível discutir temas relevantes e de impacto social mediante uma reflexão mimética? A palavra 'meme' vem do grego 'mimesis' e significa "imitação". Atualmente ela é usada para definir uma "unidade cultural de informação que se propaga de um indivíduo para outro através da imitação" (TORRES, 2016). Nisto, diariamente nossas redes sociais são enxovalhadas de 'memes' das mais variadas naturezas e com as mais distintas abordagens. Como qualquer conteúdo, é possível separar aqueles que possam criar uma conexão com temas importantes, refletidos em pequenos trechos de imitação da realidade e que quase sempre utiliza a ironia e o humor como mecanismo para dialogar com o receptor da mensagem. Particularmente, divergindo com muito respeito da provocação do colega, defendo o uso de 'memes' como um objeto de aprendizagem, até porque eu já fiz alguns experimentos em sala de aula e os resultados foram satisfatórios. O interessante da docência é justamente essa habilidade do professor de saber selecionar e transformar as estratégias educacionais para se conectar ao aluno, evitar a dispersão e ao mesmo tempo trazer para a sala de aula uma tecnologia educacional inovadora. Na minha opinião, a utilização de 'meme' em determinados conteúdos da disciplina, no meu caso Português, é uma intervenção verdadeiramente educacional e que possibilita experiências enriquecedoras na sala de aula. Mas para que isso seja possível, o professor deve estar atento ao que acontece no mundo para que assim ele possa fazer as devidas intersecções com o conteúdo que irá ministrar. Sem mais para o momento, agradeço pela oportunidade da reflexão. Até a próxima!
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Rian Lucas da Silva -
"Em sala de aula, a tecnologia não pode ser concebida como o produto 'final'; mas como o 'meio' para se chegar até ele"
Em resposta à Rian Lucas da Silva

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Lucas Mateus dos Santos -
Ótima frase, pois reflete que o sucesso da integração da tecnologia depende de como ela é usada para melhorar a qualidade da educação e apoiar o desenvolvimento dos alunos.
Em resposta à Rian Lucas da Silva

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Domingos Aparecido dos Reis -
Publicação 2

Ótima frase Rian Lucas da Silva, porém infelizmente nas salas de aulas os alunos estão mais interessados usar os celulares do que prestar atenção nos professores, cada dia mais se tornando analfabetismo funcional, ou seja, sem paciência de lerem e discutir e sim ficar em redes sociais
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Jose Lazaro Pereira de Souza -
No contexto educacional atual, para que o processo de ensino-aprendizagem se torne exitoso, faz-se necessário a conciliação consciente entre os recursos tecnológicos e a educação, no entanto, para que a mencionada conciliação se efetive, a formação continuada dos docentes é um elemento fundamental.
Em resposta à Jose Lazaro Pereira de Souza

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Antônio Souza Pereira dos Santos -
Olá colega!

Concordo e acrescentaria que a essa necessidade de formação continuada é preciso o combate às desigualdades no acesso a esses recursos tecnológicos, sobretudo no que se refere ao ambiente extraescolar.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Antônio Souza Pereira dos Santos -
Enquanto experiência, aprender nem sempre é/será divertido. O fundamental é que seja, mesmo, significativo.
Em resposta à Antônio Souza Pereira dos Santos

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Patrick Osorio de Melo dos Santos -
Com certeza Antônio, aprender nem sempre é divertido. Para alguns na maioria das vezes é sofrido, mas com certeza o custo da ignorância é maior do que os esforços e sacrifícios inerentes à aprendizagem.
Em resposta à Antônio Souza Pereira dos Santos

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Alice Duarte Torres -
Fato, Antônio! Acredito que o uso das tecnologias no contexto educacional possua algumas barreiras também porque o processo de aprendizagem exige atuação, movimento, ação e reflexão, atuação, por parte do aluno. As tecnologias nos adestraram à passividade, à distração, ao entretenimento, e quando utilizadas em um processo que demanda esforço, os alunos não demonstram tanto engajamento.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Patrick Osorio de Melo dos Santos -
Atualmente chegam às salas discentes de gerações “nativamente” digitais, que contrastam com docentes de gerações que precisam se adaptar às novas tecnologias. Existindo professores e professoras que não têm proficiência em nenhuma tecnologia digital.
Em resposta à Patrick Osorio de Melo dos Santos

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Walef Paulo Quintiliano -
Sim, nesse tempo é necessário utilizar as tecnologias dentro de sala de aula e aprender como utilizar da melhor maneira elas. Professor procurar utilizar elas em seu favor pode contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem para seu aluno. Porém, tem professor que não gosta de utilizar as tecnologias por causa que os próprios alunos não consegue utilizar de maneira correta.
Em resposta à Patrick Osorio de Melo dos Santos

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Débora Gonçalves Barbosa -
Olá, Patrick. Com certeza esse é um dos maiores desafios que podemos observar em sala de aula. De um lado temos professores que se recusam a se adaptar às novas tecnologias ou possuem dificuldades para tal, e de outro alunos completamente dispersos, desenvolvendo dificuldades de concentração justamente pelo uso desenfreado do celular. Por isso que discussões como essas são essenciais para criar alternativas que contornem esses problemas. Acredito que além da formação continuada de professores para o aperfeiçoamento de metodologias de ensino de forma a abranger essas novas tecnologias, também é necessário uma mudança nos padrões de comportamento da sociedade em geral frente ao uso das tecnologias, para que assim seja feito o uso consciente de redes sociais, por exemplo, evitando o vício.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Leila Marques Elias -
"Estamos imersos em uma era tecnológica tão desenvolvida que assusta, nossa vida tem girado em torno de telas: celular, notebook, tv, etc. A que futuro tudo isso nos levará"?
Em resposta à Leila Marques Elias

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Sales Coimbra Fontenele -
Publicação 2 

Olá, Leila!

A sua frase me fez refletir sobre o papel da tecnologia na nossa sociedade e na nossa educação. Será que estamos usando as telas de forma consciente e produtiva? Será que estamos aproveitando as oportunidades que a era digital nos oferece para aprender e ensinar melhor? Ou será que estamos nos tornando dependentes e alienados pela tecnologia?

Essas são questões importantes que devemos nos fazer, especialmente como educadores. Conforme estamos vendo ao cursar essa disciplina, a tecnologia pode ser uma ferramenta pedagógica poderosa, principalmente por possibilitar a ampliação do acesso à informação, estimular a criatividade, facilitar a comunicação e promover a colaboração entre os próprios alunos. Mas também pode ser uma fonte de distração, isolamento, superficialidade e desinformação quando utilizada sem o devido planejamento e foco. Por isso, é preciso ter um olhar crítico e ético sobre o uso das telas na educação.

Não há como negar que estamos imersos em uma era tecnológica que nos desafia e nos surpreende a cada dia. Haja vista, por exemplo, a revolução em curso provocada pelo advento das IAs gerativas. Contudo, o futuro não será determinado pela tecnologia, e sim pelas escolhas que fazemos como indivíduos e como sociedade.
Em resposta à Leila Marques Elias

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Agder Shirlei Oliveira dos Santos -
Realmente Leila, estamos inseridos em um universo tecnológico que é tão complexo, e que ao mesmo tempo não sabemos em que, ou qual rumo iremos tomar, ou o que irá nos acontecer. Crendo, e convicta dos benefícios que são tão importantes para a desenvoltura da humanidade, más cientes também, de danos irreversíveis que podemos sofrer. Precisamos ser cautelosos e mais prudentes.

att. Agder
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Walef Paulo Quintiliano -
" A inteligência artificial (ChatGPT) pode trazer consequência para um futuro longo prazo. Em vez dela auxiliar, ela pode colocar o aluno depende de respostas prontas."
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Sales Coimbra Fontenele -
Publicação 1

"Quando um aluno usa seu smartphone, tablet ou laptop em uma aula, sua atenção fica dividida. Há uma competição entre o que acontece na tela do aluno ou de seus colegas e o que acontece na aula, sob a orientação do professor."
Em resposta à Sales Coimbra Fontenele

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Suelen Ferreira de Freitas -
Então, acredito que esse uso deve ser planejado e bem direcionado, pois se ficar muito tempo, a atenção fica dividida e acaba não servindo para o propósito inicial.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Agder Shirlei Oliveira dos Santos -
A tecnologia é só um instrumento de auxílio para o estudante sendo um recurso facilitador no processo de ensino do aluno. O docente é a solução mais extraordinária no processo de desenvoltura do estudante.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Suelen Ferreira de Freitas -
O uso da tecnologia em sala de aula,acentua ou não a desigualdade , sabemos que temos escolas com estruturas melhores em relação a outras, levando em conta tanto a parte física de laboratórios, (wiffi, computadores, etc...), quanto profissionais qualificados, alunos com acesso dentro e fora da escola.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Roberto dos Reis Cruz -
Por que o aparelho celular usado pelos estudantes na sala de aula tem despertado maior interesse ao invés de participarem ativamente com os professores? O que faremos e o que queremos?
Em resposta à Roberto dos Reis Cruz

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Silmara Elias de Souza -
Olá, Roberto!!!
O uso do celular em sala de aula pelos alunos tem sido um mecanismo de dispersão das aulas. Em algumas escolas isso chega a ser realmente um grande problema. Mas, acredito que trabalhar a conscientização junto aos alunos é a melhor forma de lidar com a questão, de forma mais educativa e menos apelativa. Não é fácil hoje em dia atrair a atenção do alunado, o professor deve, constantemente criar metodologias mais atrativas, que os coloque em uma postura mais proativa e menos receptiva.
Em resposta à Silmara Elias de Souza

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Silmara Elias de Souza -
Frase provocativa

"A tecnologia por seu caráter inerente de desenvolvimento e progresso deve constar nas políticas públicas para que seu acesso seja mais democrático e inclusivo".
Em resposta à Silmara Elias de Souza

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Andressa da Silva Nascimento -
concordo, é um aliado e é algo que está ai, não tem como evitar e sim incluir, para que todos tenha acesso.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Damião Benilson Gomes de Melo -
"A tecnologia está mudando a forma como aprendemos, mas será que estamos preparados para lidar com essas mudanças?"
Em resposta à Damião Benilson Gomes de Melo

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Darlene de Faria Silva -
Olá Damião, Tudo bem? É interessante pensar como a tecnologia está transformando o ambiente educacional. Embora os smartphones proporcionem acesso a uma vasta quantidade de informações, eles também podem ser uma distração nas salas de aula. É inegável que a tecnologia está desempenhando um papel cada vez mais significativo na educação, oferecendo oportunidades de aprendizado mais acessíveis e personalizadas. No entanto, a pergunta sobre a preparação para lidar com essas mudanças é fundamental.

A rapidez com que a tecnologia está evoluindo pode representar um desafio, especialmente para instituições educacionais e educadores. É preciso adaptar currículos, métodos de ensino e infraestruturas para acompanhar esse ritmo de transformação. Além disso, é essencial abordar questões como a equidade no acesso à tecnologia e o desenvolvimento de habilidades críticas, como a literacia digital, para garantir que todos os alunos se beneficiem dessas mudanças. Portanto, essa reflexão nos lembra da importância de investir na capacitação de educadores, na atualização constante de práticas pedagógicas e no desenvolvimento de políticas educacionais que abordem os desafios e oportunidades trazidos pela tecnologia na educação.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Débora Gonçalves Barbosa -
Apesar da tecnologia proporcionar uma abundância de informações, é o professor que por meio da mediação do conhecimento colabora para a formação crítica de uma geração.
Em resposta à Débora Gonçalves Barbosa

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Jonas Clevison Pereira de Melo Junior -
Essa frase enfatiza um ponto crucial na discussão sobre a educação e a tecnologia. Embora a tecnologia tenha fornecido um acesso sem precedentes a uma vasta quantidade de informações, o papel do professor como mediador do conhecimento continua sendo fundamental. Os professores desempenham um papel essencial na orientação dos alunos na navegação desse oceano de informações. Eles não apenas ajudam os alunos a adquirir conhecimento, mas também os capacitam a avaliar, analisar e interpretar as informações de maneira crítica. Além disso, os professores têm a capacidade de criar ambientes de aprendizado que promovam o pensamento crítico, o questionamento e a reflexão, habilidades que são essenciais para o desenvolvimento de uma geração informada e consciente. A tecnologia é uma ferramenta poderosa, mas é o professor que a utiliza de maneira estratégica para direcionar o aprendizado e promover a formação integral dos alunos. Portanto, a colaboração entre a tecnologia e o professor é fundamental para o sucesso da educação, pois juntos eles podem proporcionar uma educação enriquecedora e preparar os alunos para enfrentar os desafios complexos do mundo moderno.
Em resposta à Débora Gonçalves Barbosa

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Vanessa Rosa de Oliveira -
Olá Débora, concordo com a sua afirmativa, e acrescento a responsabilidade dos pais e responsáveis na orientação dos filhos, quanto ao acesso à internet e redes sociais de modo geral, esta somada aos esforços do professor, com certeza dará bons frutos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Jonas Clevison Pereira de Melo Junior -
"Na era das tecnologias da educação, a verdadeira revolução não está exclusivamente nos dispositivos que usamos, mas na forma como cultivamos a curiosidade, a criatividade e a empatia nas mentes dos alunos por meio dessas tecnologias".
Em resposta à Jonas Clevison Pereira de Melo Junior

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Cícera Ericênia Alves Pereira -
Boa tarde, Jonas! Concordo com sua afirmação. Um dispositivo tecnológico utilizado sem significação, sem um devido planejamento (apenas para aparentar que está sendo utilizado), não traduz, efetivamente, nenhuma junção entre educação e tecnologia.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Kamila Ribeiro da Silva -
" A Inteligência Artificial pode ser grande aliada no processo de aprendizagem ou uma poderosa ferramenta de banalização da produção autoral e crítica."
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Domingos Aparecido dos Reis -
Publicação 1

"O mundo não muda se você não mudar. A reflexão individual é o primeiro passo para a transformação coletiva."
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Vanessa Rosa de Oliveira -
A presença dos smartphones na sala de aula e seu uso durante a aula tem atrapalhado o trabalho do professor e o rendimento do aluno, é necessário que pais e responsáveis orientem seus filhos quanto ao seu uso, pois grande parte desses responsáveis colocam a escola como principal educadora, direcionando a formação cidadã integral do educando para a escola, quando na verdade seu trabalho deve ser complementar.
Em resposta à Vanessa Rosa de Oliveira

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Francisca Roselia da Conceicao Miranda -
Concordo plenamente,o uso de celular, smartphone e outros meios de comunicação na sala de aula,tem sido motivo de discussão entre professores e responsáveis,uma vez que os alunos deveriam utilizar para a complementação da aula,mas, na verdade utilizam de maneira inaquada,em um horário não permitido e acabam por atrapalhar a aula e trabalho do professor.Assim,a família tem papel fundamental na orientação desses alunos,pois o professor deve complementar o que os alunos já trazem de casa,e não ser total responsável pela educação deles .
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Cícera Ericênia Alves Pereira -
Adentrar na sala de aula, em muitos casos, pode significar uma viagem no tempo (da era digital a cem/duzentos anos atrás), vez que sua estrutura permanece essencialmente igual, divergindo, sobremodo, do mundo digital fora dela.
Em resposta à Cícera Ericênia Alves Pereira

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Ampelia de Jesus Ramos do Rosario -
Sim a viagem em sala de aula pode ser ainda mais interessante se a geração tecnológica estiver inserida nesta viagem, porque se fizermos do uso da tecnologia uma ferramenta a nosso favor, ela irá deixar o aprendizado ainda mais leve e os alunos mais interessados neste aprendizado.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Francisca Roselia da Conceicao Miranda -
" A tecnologia é hoje uma ferramenta fundamental para o conhecimento humano,mas,o professor ainda é a parte mais importante desse processo,sendo de suma importância suas orientações e intervenções "
Em resposta à Francisca Roselia da Conceicao Miranda

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Erykles Natanael de Lima Vieira -
Concordo, o professor toma uma posição de um mediador educador no uso da ferramenta tecnologia, que é uma realidade em sala de aula. Já ouvir professores dizendo que era impossível banir o celular na sala de aula, concordo em parte, a medida que a tecnologia se faz presente no nosso dia-dia, precisa de que nós professores/educares busquemos metodologias para aplicação dessas ferramentas explorando-as e tirando proveito dela para que os alunos adquiram as competências e habilidades de determinado conteúdo. Mas também tem a contrapartida do professor também imergir nesse mundo tecnológico e também tirar proveito dele, tornando sua aula mais dinâmica e mais atrativa, mas principalmente mostrando outras formas de tirar proveito das tecnologia.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Ampelia de Jesus Ramos do Rosario -
Bom dia, Boa Tarde ou Boa Noite a todos os colegas !
“Na Geração tecnológica o mundo tem se transformado com muita rapidez, como a velocidade da luz, já a educação dos nossos alunos (as) caminha a passos lentos”. Será?
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Alice Duarte Torres -
Como aplicar as tecnologias em processos de aprendizagem que exigem ação e reflexão em uma cultura que as utiliza para o entretenimento, para a distração e para o constante estado de passividade e manipulação?
Em resposta à Alice Duarte Torres

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Joao Francisco Barreto Caiafa Balbi -
O desafio é mostrar as demais funções que a tecnologia deveria servir, mostrar a diferença entre informação e conhecimento para os alunos e para todos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Darlene de Faria Silva -
"A tecnologia nos conecta mais do que nunca, mas será que estamos realmente nos conectando e nos comunicando melhor?"
Em resposta à Darlene de Faria Silva

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Leila Marques Elias -
Considero sua postagem muito boa, um tanto quanto parecida a que pontuei com relação a tecnologia e os recursos advindos com ela nessa era da informação. Em poucos anos os avanços são extremos e as várias mídias com intuito de comunicação são usados em massa, contudo, o que de certa forma nos distancia, os encontros para conversas são poucos, os abraços estão cada vez mais raros, as redes nos aprisiona em um mundo em que nos individualiza. Além disso, as redes tomam tempo que deveríamos dedicar a leitura, estudo de algo que realmente tenha proveito, e falando do ensino é extremamente desafiador ensinar nesse contexto, as mídias são muito mais atrativas aos jovens.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Alcivan Lima dos Santos -
A tecnologia no sistema de ensino dos novos tempos é uma ferramenta essencial para a evolução do processo ensino aprendizagem.
Em resposta à Alcivan Lima dos Santos

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Krishna Kelly Bastos Ferreira -
Concordo com sua colocação colega. Pensar uma educação do século XXI é compreender que a escola não pode ser uma instituição alheia à sociedade, isto é, não se pode na escola manter princípios e processos de ensino que remontam ao século XIX, nossos alunos possuem em sua mão, mecanismos para acessar conhecimentos e informações do século XXI, não dá pra competir com isso se não nos adaptarmos aos novos tempos.
Em resposta à Alcivan Lima dos Santos

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Edival Jeronimo Portela Neto -
Acredito que sim, porém muitas das vezes ela pode atrapalhar a aprendizagem quando não são bem aplicáveis ou quando os recursos são limitados.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Erykles Natanael de Lima Vieira -
O receio do uso de tecnologia em sala de aula parte de dois polos que estão relacionados: 1. O professor, muitas vezes, é inseguro no domínio de tecnologias pela sua multiplicidade e inovação constante, por exemplo, a Inteligência Artificial; 2. Falta uma educação tecnologia básica para os alunos entenderem como se pode usar as tecnologias de forma a somar a sua aprendizagem.
Em resposta à Erykles Natanael de Lima Vieira

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Priscila de Souza Nascimento -
No texto da semana consideramos que os estilos de aprendizagem nos ajudam a compreender que cada indivíduo tem suas características comportamentais particulares que influenciam na sua maneira de aprender. Desta forma é essencial que docentes ao realizarem os planejamentos atentem para as necessidades dos discentes, considerado que o estilo de ensino do professor pode não ser compatível com a do aluno. Assim, se faz necessário que o docente abra mão de suas preferências e zona de conforto para ofertar ao aluno um ensino que favoreça ao estilo de aprendizagem do estudante. Para tanto, fazer um bom uso das tecnologias na educação pode ser um importante aliado. No entanto, muitos professores não dominam ou não tem conhecimento das novas tecnologias, sendo necessário mais investimento na formação docente.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Krishna Kelly Bastos Ferreira -
Nesse meio tecnológico em que vivemos, a tecnologia faz parte do cotidiano de nossos alunos. Como despertar o interesse de nossos alunos em participar de um processo educacional do século XIX sendo que temos recursos do século XIX disponíveis aos mesmos ? Adequar faz-se necessário ?
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Edival Jeronimo Portela Neto -
Por mais que as tecnologias avancem, elas não são acessíveis, principalmente quando os jovens não sabem utilizá-las para fins de aprendizagem.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Eloidi Santana Rocha -
É inegável o quão importante é a tecnologia como instrumento de aquisição de conhecimento, tanto no meio educacional como em outras instâncias. Entretanto, as relações humanas, a figura do professor, a relação professor-aluno é extremamente importante. Acredito que a tecnologia é somente um valioso recurso a ser usado de bom senso e de maneira adequada.
Em resposta à Eloidi Santana Rocha

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por GEOVANO SOARES DOS SANTOS -
Justamente, Eloidi! A tecnologia ela não deve ser usada como fim em si mesmo, na realidade, ela deve ser entendida como mais um recurso educacional passível de sintonia ao processo de ensino-aprendizagem, de modo dialógico...
Em resposta à GEOVANO SOARES DOS SANTOS

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Michella Rita Santos Fonseca -
Muitos educadores também enfrentam dificuldades em integrar efetivamente as tecnologias digitais em sua prática pedagógica. O uso adequado das tecnologias requer uma compreensão sólida de como elas podem ser aplicadas de forma relevante e eficiente para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, é necessário desenvolver habilidades para utilizar ferramentas digitais específicas, como plataformas de ensino online, softwares educacionais e recursos multimídia.

Outro desafio é a falta de acesso equitativo às tecnologias digitais nas escolas e em algumas comunidades. Nem todos os professores e alunos têm acesso aos dispositivos e à infraestrutura necessária para utilizar plenamente as tecnologias digitais. Essa falta de acesso pode limitar a capacidade dos professores de se familiarizarem e se integrarem com eficácia às tecnologias digitais.
Em resposta à Eloidi Santana Rocha

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Michella Rita Santos Fonseca -
Para superar essas dificuldades, é essencial oferecer programas de formação contínua e de qualidade aos docentes, capacitando-os com o conhecimento e as competências necessárias para usar as tecnologias digitais de forma eficaz. Além disso, é importante assegurar o acesso equitativo às tecnologias nas escolas, para que professores e alunos possam experimentar e se engajar com as ferramentas digitais de maneira significativa. A colaboração entre educadores, instituições educacionais e especialistas em tecnologia também é fundamental para promover o desenvolvimento profissional docente e a inovação no uso das tecnologias digitais na sala de aula.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por GEOVANO SOARES DOS SANTOS -
Podemos considerar, que com o advento das tecnologias, os alunos estão se tornando meros objetos dela? Ou melhor, estão mais passivos, em uma visão de espera, do “querer a informação pronta"?
Em resposta à GEOVANO SOARES DOS SANTOS

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Anesio Marcilio dos Santos Pereira -
Penso que com a facilidade que a tecnologia proporciona, muitos alunos se acomodam e buscam informações prontas, para que não haja nenhum esforço de sua parte. E é nesse momento que o papel crítico-reflexivo do aluno é comprometido, ao buscar e aceitar informações que lhe são dadas sem colocar em prática a sua criticidade.
Em resposta à GEOVANO SOARES DOS SANTOS

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Juliano Costa dos Santos -
Podemos cosiderar em alguns aspectos ou metodologias com a resposta "sim", O professor ao passar uma atividade de pesquisa ou trabalho para casa, o aluno vai usar a internet para pesquisar de qualquer jeito, é preciso usar as tecnologias ao nosso favor! ou mostrar para eles que algumas ferramentas vão muito além de apenas copiar e colar!
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Priscila de Souza Nascimento -
Usar a tecnologia e não ser usados ou manipulados como objetos por ela – não que a tecnologia tenha vida própria, mas ela pode ser usada para manipular e estar a serviço de uma concepção de mundo que não é emancipadora.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Michella Rita Santos Fonseca -
A formação docente para o uso das tecnologias digitais apresenta desafios significativos. Essa dificuldade surge, em parte, devido à rápida evolução das tecnologias digitais, que muitas vezes supera a capacidade dos programas educacionais de acompanhá-las. Além disso, muitos professores não receberam uma formação inicial que incorporasse adequadamente o uso de tecnologias digitais, o que resulta em lacunas em suas competências neste campo.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Anesio Marcilio dos Santos Pereira -
Será que o tempo encurtou ou nós é quem encurtamos o tempo com o entretenimento tecnológico? É válido refletir de que forma, e para quais finalidades estamos utilizando os recursos tecnológicos a nosso favor.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Juliano Costa dos Santos -
"Com o uso de tecnologias educativas, podemos avançar no que diz respeito ao ensino e prendizagem. o que poderíamos fazer para os profissionais que não obtém o acessos a essa novas tecnologias?"
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Aretha Beatriz Brito da Rocha -
A tecnologia pode ser uma forte aliada para potencializar os processos de aprendizagem educacional, Mas ela sozinha, tampouco supre as necessidades pedagógicas dos estudantes. É necessário o componente humano que lide com os contextos para além da lógica e que consiga enxergar as subjetividades dos sujeitos. Isso compete a uma figura essencial que nenhuma tecnologia é capaz de superar: o professor.