Caros colegas, proponho um segundo olhar para essa provocação: é possível discutir temas relevantes e de impacto social mediante uma reflexão mimética? A palavra 'meme' vem do grego 'mimesis' e significa "imitação". Atualmente ela é usada para definir uma "unidade cultural de informação que se propaga de um indivíduo para outro através da imitação" (TORRES, 2016). Nisto, diariamente nossas redes sociais são enxovalhadas de 'memes' das mais variadas naturezas e com as mais distintas abordagens. Como qualquer conteúdo, é possível separar aqueles que possam criar uma conexão com temas importantes, refletidos em pequenos trechos de imitação da realidade e que quase sempre utiliza a ironia e o humor como mecanismo para dialogar com o receptor da mensagem. Particularmente, divergindo com muito respeito da provocação do colega, defendo o uso de 'memes' como um objeto de aprendizagem, até porque eu já fiz alguns experimentos em sala de aula e os resultados foram satisfatórios. O interessante da docência é justamente essa habilidade do professor de saber selecionar e transformar as estratégias educacionais para se conectar ao aluno, evitar a dispersão e ao mesmo tempo trazer para a sala de aula uma tecnologia educacional inovadora. Na minha opinião, a utilização de 'meme' em determinados conteúdos da disciplina, no meu caso Português, é uma intervenção verdadeiramente educacional e que possibilita experiências enriquecedoras na sala de aula. Mas para que isso seja possível, o professor deve estar atento ao que acontece no mundo para que assim ele possa fazer as devidas intersecções com o conteúdo que irá ministrar. Sem mais para o momento, agradeço pela oportunidade da reflexão. Até a próxima!