No fórum de dúvidas as perguntas devem ser endereçadas ao tutor da disciplina.
Fórum de dúvidas
Número de respostas: 33Boa noite para quem têm duas pós sera necessario dois tcc ? e como coloca nas escolhas os temas se for dois tcc.
Boa tarde Maria, tudo bem? este fórum de dúvida é relacionado a disciplina de Seminários Temáticos.
Por gentileza, poste sua dúvida na sala de TCC para que a professora responsável possa te auxiliar!
Atenciosamente;
Prof. Tutor - Ricael
Por gentileza, poste sua dúvida na sala de TCC para que a professora responsável possa te auxiliar!
Atenciosamente;
Prof. Tutor - Ricael
Boa tarde, alguém achou os vídeos indicados pela professora Lúcia Helena no Youtube? Alguém pode postar o link? Não achei.
Ótima disciplina a todos,
Ótima disciplina a todos,
Olá Nayra, tudo bem ?
Vou deixar aqui as indicações das aulas da Professora Lúcia Helena, que são otimas por sinal!
Bons estudos!
Vou deixar aqui as indicações das aulas da Professora Lúcia Helena, que são otimas por sinal!
Bons estudos!
O PAPEL DA FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO HUMANA - Como os valores transformam o mundo - Lúcia Helena Galvão
A EDUCAÇÃO e O COMÉRCIO, segundo Gibran - Série "O Profeta" - Lúcia Helena Galvão
A dimensão filosófica na Educação é inquestionável. A final o papel do professor se compara a função de um filósofo, que tem a função de instigar em si mesmo e nos alunos. O pensamento reflexivo e crítico em relação aos problemas referente o que ensinar, para que ensinar e para quem ensinar. São fatores que fazem parte do processo de construção do conhecimento entre professor e aluno. Onde ambos buscam encontrar soluções racionais e eficazes para tais questionamentos referente ao processo de aprendizagem, voltados para o desenvolvimento da curiosidade, a reflexão e o pensamento livre. Assim o professor ajuda o aluno a ser capaz de elaborar hipóteses, construir argumentos e atuar na sociedade de forma autônoma e que esse aluno seja o protagonista da sua própria história na construção do seu processo de aprendizagem. As competências da BNCC, deixam bem clara quanto os estímulos da Filosofia em relação ao conhecimento para entender e explicar a realidade, o pensamento cientifico, crítico e criativo bem como a argumentação com base na expressão de ideias. Quando o professor consegue perceber que esse aluno aprende deforma diferente da sua própria maneira e não da forma que esta sendo ensinado, houve uma forma de diálogo entre aprendizado. A Educação possui um conceito relativo em função valores individuais e sociais. Contudo é preciso pelo menos uma correlação e que o professor e o aluno sejam ativos no processo social, cultural, educacional....Essa relação precisa ser, cada vez mais desvendada para que se possa compreender e interferir na prática pedagógica de forma positiva no aprendizado do aluno.
Boa tarde Marta, acreditoq ue você tenha postado sua reflexão no fórum errado.
Este fórum é o de dúvidas. Por gentileza, poste no Fórum obrigatório 1: reflexão
Att;
Este fórum é o de dúvidas. Por gentileza, poste no Fórum obrigatório 1: reflexão
Att;
Boa tarde. Professor já organizei essa postagem. Desde já obrigado!
Em resposta à Marta de Azevedo Fonseca Saraiva
Re: Fórum de dúvidas
por Marta de Azevedo Fonseca Saraiva -Boa tarde. Já postei essa atividade no local indicado.
Essa disciplina não terá e-book para seguirmos?
Bom dia Sarah, tudo bem?
Conforme orientações do Professor:
"É importante ressaltar que essa disciplina não tem uma apostila com temas fixos. Mantemo-nos flexíveis para alterar as temáticas de discussão conforme o contexto específico que estamos vivendo. Durante a pandemia, por exemplo, discutimos o Ensino Remoto Emergencial (ERE) porque os professores necessitavam expressar as dificuldades e desenvolver estratégias associadas a esse momento.
Espero que vocês gostem do curso.
Forte abraço,
Prof. Jefferson Silva."
Ou seja, não teremos Ebook, os textos serão os artigos postados em cada semana e os videos de aprendizagem.
Att;
Conforme orientações do Professor:
"É importante ressaltar que essa disciplina não tem uma apostila com temas fixos. Mantemo-nos flexíveis para alterar as temáticas de discussão conforme o contexto específico que estamos vivendo. Durante a pandemia, por exemplo, discutimos o Ensino Remoto Emergencial (ERE) porque os professores necessitavam expressar as dificuldades e desenvolver estratégias associadas a esse momento.
Espero que vocês gostem do curso.
Forte abraço,
Prof. Jefferson Silva."
Ou seja, não teremos Ebook, os textos serão os artigos postados em cada semana e os videos de aprendizagem.
Att;
Boa tarde. Eu gostaria de saber se eu posso solicitar uma declaração referente ao curso que estou atuando?
Boa noirte Marta!
Sim pode solicitar diretamente pela secretaria do curso. Deixo abaixo o contato.
secretaria.pos.arcos@ifmg.edu.br
Att;
Sim pode solicitar diretamente pela secretaria do curso. Deixo abaixo o contato.
secretaria.pos.arcos@ifmg.edu.br
Att;
A metodologia com os vídeos, discussões e atividades dissertativas será a mesma durante as quatro semanas?
Em resposta à Rayssa Eutália Gurjão Coutinho Borges
por Ricael Spirandeli Rocha -Boa noite Rayssa!
Isso mesmo, nesta disciplina por ter um formato de seminários, teremos ricas discussões nos foruns e atividades dissertativa, além dos materiais indicados como vídeo e artigos.
Essa metodologia será adotada durantes as quatro semanas!
Att;
Isso mesmo, nesta disciplina por ter um formato de seminários, teremos ricas discussões nos foruns e atividades dissertativa, além dos materiais indicados como vídeo e artigos.
Essa metodologia será adotada durantes as quatro semanas!
Att;
Por que eu faço as atividades ou visualizo os vídeos e textos da semana, como ocorreu nesta e não fica marcada a conclusão da atividade?
Em resposta à Rayssa Eutália Gurjão Coutinho Borges
por Ricael Spirandeli Rocha -Em algumas atividades será marcado automatico, outros o proprio aluno deve marcar a visualização.
Boa noite professores
Trabalho escrito 1 enviado ok.
Trabalho escrito 1 enviado ok.
Após enviado não visualiza mais o trabalho.
Boa noite Romilda!
Você consegue visualizar o trabalho no campo "Texto online" conforme realce na figura abaixo. Ou ainda, clicando no botão "Editar Envio" para editar o texto, assim conseguirá visualizar também. Veja a figura:
Você consegue visualizar o trabalho no campo "Texto online" conforme realce na figura abaixo. Ou ainda, clicando no botão "Editar Envio" para editar o texto, assim conseguirá visualizar também. Veja a figura:
Att;
Bom dia professor.
Consigo sim. Ok.
Consigo sim. Ok.
Boa noite.
Chegando na disciplina agora.
Chegando na disciplina agora.
Pensando sobre a necessidade do professora em estar e manter-se atualizado, voltei-me para mim mesma. Eu por exemplo tenho vivenciado isso na minha prática educativa. Sou professora de educação especial a mais de 11 anos e nos últimos 3 anos tenho lançado mão de recursos didáticos virtuais, jogos online, Google sala de aula entre outros.
São ferramentas que somam na hora do ensino aprendizagem dos meus alunos. Então penso que são realidades que vieram para ficar e que todo docente tem que ser consciente e ter a certeza que as tecnologias não vão substituir a figura do professor. Nós docentes temos a ampliação da responsabilidade de selecionar o melhor para ser usado por nossos alunos.
São ferramentas que somam na hora do ensino aprendizagem dos meus alunos. Então penso que são realidades que vieram para ficar e que todo docente tem que ser consciente e ter a certeza que as tecnologias não vão substituir a figura do professor. Nós docentes temos a ampliação da responsabilidade de selecionar o melhor para ser usado por nossos alunos.
Bom dia, gostaria de saber como é feito para adicionar o trabalho escrito da disciplina em PDF na plataforma, pois não estou conseguindo enviar.
Bom dia
Para enviar o texto é necessário digitar no campo, não há local para enviar o texto em pdf ou outro formato.
att;
Para enviar o texto é necessário digitar no campo, não há local para enviar o texto em pdf ou outro formato.
att;
Boa noite, depois de uma semana com uma virose gripal pesada, só agora estou conseguindo acessar. Ainda posso realizar as ativ da semana 1? vejo que o prazo foi até ontem dia 14. Se precisar do comprovante para minha justificativa envio pra onde?
Bom dia Maria, tudo bem?
Espero que estava melhor! Eu também estou assim, com virose bem complicado.
Fique tranquila que você poderá realizar a atividade de samana 1 na semana de reposição que será aberta no final desta disciplina, assim como ocorreu na anterior.
Melhores!
Bons estudos!
Att;
Espero que estava melhor! Eu também estou assim, com virose bem complicado.
Fique tranquila que você poderá realizar a atividade de samana 1 na semana de reposição que será aberta no final desta disciplina, assim como ocorreu na anterior.
Melhores!
Bons estudos!
Att;
Sem dúvidas por enquanto!
Boa tarde,
Não encontrei as propostas de estudos citadas pelo professor Jefferson no primeiro vídeo. Como faço para acessa-lás?
Não encontrei as propostas de estudos citadas pelo professor Jefferson no primeiro vídeo. Como faço para acessa-lás?
Bom dia Nayra!
Você se refere a lista de trabalhos que o professor cita no vídeo que tem interesse em desenvolver? Se sim, pode enviar e-mail ou mensagem diretamente para ele e assim realizar o contato.
Att;
Você se refere a lista de trabalhos que o professor cita no vídeo que tem interesse em desenvolver? Se sim, pode enviar e-mail ou mensagem diretamente para ele e assim realizar o contato.
Att;
Isso. Obrigada, Ricael.
Oi Nayara,
Conforme atualizei algumas leituras isso ficou defasado em relação ao vídeo.
Porém nos conteúdos das semanas eu deixei os textos citados no video como opcionais.
Caso tenha algum texto em específico que não esteja encontrando, favor avisar-me.
Abraços
Conforme atualizei algumas leituras isso ficou defasado em relação ao vídeo.
Porém nos conteúdos das semanas eu deixei os textos citados no video como opcionais.
Caso tenha algum texto em específico que não esteja encontrando, favor avisar-me.
Abraços
Solicito orientações para vocês referente a disciplina Seminários Temáticos. Verifiquei que minha nota não apareceu e fui conferir as atividades, pelo que vi tinha atividades que não entreguei, mas fiz todas as atividades, não sei se houve um erro no sistema ou o que houve, peço ajuda.
Respondido no privado.
Professor,
Participei dos fóruns como pode observar e os trabalhos aparecem como não enviados, mas enviei, não faria sentido eu participar somente dos fóruns e não enviar os trabalhos. Houve erro no sistema.
Participei dos fóruns como pode observar e os trabalhos aparecem como não enviados, mas enviei, não faria sentido eu participar somente dos fóruns e não enviar os trabalhos. Houve erro no sistema.