Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório
Número de respostas: 42
Em resposta à Primeiro post
Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório
por Rodiney Marcelo Braga dos Santos -Olá!
A responsabilidade social de uma IES, deve considerar especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.
▪️ Transferência de conhecimento e importância social das ações universitárias e impactos das atividades científicas, técnicas e culturais, para o desenvolvimento regional e nacional.
▪️Natureza das relações com o setor público, com o setor produtivo e com o mercado de trabalho e com instituições sociais, culturais e educativas de todos os níveis.
▪️Ações voltadas ao desenvolvimento da democracia, promoção da cidadania, de atenção a setores sociais excluídos, políticas de ação afirmativa etc.
A responsabilidade social de uma IES, deve considerar especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.
▪️ Transferência de conhecimento e importância social das ações universitárias e impactos das atividades científicas, técnicas e culturais, para o desenvolvimento regional e nacional.
▪️Natureza das relações com o setor público, com o setor produtivo e com o mercado de trabalho e com instituições sociais, culturais e educativas de todos os níveis.
▪️Ações voltadas ao desenvolvimento da democracia, promoção da cidadania, de atenção a setores sociais excluídos, políticas de ação afirmativa etc.
Em resposta à Primeiro post
Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório
por Rodiney Marcelo Braga dos Santos -Olá!
A responsabilidade social de uma IES, deve considerar especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.
A responsabilidade social de uma IES, deve considerar especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.
- Transferência de conhecimento e importância social das ações universitárias e impactos das atividades científicas, técnicas e culturais, para o desenvolvimento regional e nacional.
- Natureza das relações com o setor público, com o setor produtivo e com o mercado de trabalho e com instituições sociais, culturais e educativas de todos os níveis.
- Ações voltadas ao desenvolvimento da democracia, promoção da cidadania, de atenção a setores sociais excluídos, políticas de ação afirmativa etc.
Em resposta à Rodiney Marcelo Braga dos Santos
Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório
por Leila Curcino Alves -De fato a responsabilidade social não é apenas uma dimensão do SINAES, mas também uma parte fundamental da missão de uma instituição de ensino profissional e tecnológico. Ao promover a responsabilidade social, a instituição não apenas atende a requisitos regulatórios, mas também desempenha um papel valioso na melhoria da sociedade e na formação de cidadãos responsáveis e engajados.
Em resposta à Leila Curcino Alves
Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório
por João Paulo Rodrigues dos Santos -Olá, colega! Afino no mesmo diapasão que você, isto é, a responsabildiade social supera a mera dimensão do SINAE, visto que se busca fomentar uma sociedade verdadeiramente democrática. Isto é, trata-se, ao que parece, de uma premissa básicam para toda insituição de enisno, basear suas ações a partir do exercício da pluratidade e da diversidade.
Em resposta à Rodiney Marcelo Braga dos Santos
Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório
por Maria Alice Nascimento Santos -A responsabilidade social das Instituições de Ensino Superior desempenha um papel vital na construção de sociedades mais inclusivas e sustentáveis. Ao abraçar essa missão, as IES não apenas capacitam indivíduos, mas também enriquecem o tecido social, promovem a inovação e contribuem para um futuro mais equitativo e promissor.
Em resposta à Maria Alice Nascimento Santos
Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório
por Mauri Jorge de Freitas Junior -Endosso o comentário dos colegas. A responsabilidade social trás transparência, credibilidade, qualidade e contribuem de forma direta para as adequações que necessitam ser constantes e de forma inclusiva.
Em resposta à Maria Alice Nascimento Santos
Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório
por Leandro Silva de Souza -As pessoas esquecem que as pautas sociais, estão na nossa Constituição, nossa Constituição de 1988 éla é considerada uma constituição cidadã, com leis profundas na área social, responsabilidade social não deveria ser apenas pautas de partidos políticos, mas sim de toda comunidade. Nossa educação tem na sua estrutura a responsabilidade social como o seu maior objetivo, sabemos que a revolução nas classes menos favorecido, vem através de uma educação de qualidade. E os Institutos federais tem sua grande importância nessa fomentação.
Em resposta à Maria Alice Nascimento Santos
Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório
por Layane Evelin Vieira Rodrigues -Exatamente. As contribuições das Instituições de Ensino Superior são fundamentais para a sociedade em um todo, em diversos aspectos.
Em resposta à Primeiro post
Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório
por Maria Dasdores dos Santos -O Sinaes´e nada mais nada menos que reúne informações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e das avaliações institucionais e dos cursos. As informações obtidas são utilizadas para orientação institucional de estabelecimentos de ensino superior e para embasar políticas públicas. levando em consideração objetivos da avaliação envolvem melhorar o mérito e o valor das instituições, áreas, cursos e programas, nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação; melhorar a qualidade da educação superior e orientar a expansão da oferta, além de promover a responsabilidade social como todo aonde possa ter participação e um bom relacionamento de organização.
Para contribuir para a melhora da terceira dimensão do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) em uma instituição de educação profissional e tecnológica, que é a dimensão da responsabilidade social, é importante considerar várias estratégias e ações. Aqui estão algumas ideias sobre como se pode contribuir para a melhora dessa dimensão:
Integração com a comunidade local: Estabeleça parcerias sólidas com organizações da comunidade local, empresas e outras instituições. Promova atividades conjuntas, projetos sociais e programas de voluntariado que beneficiem a comunidade e demonstrem o compromisso da instituição com a responsabilidade social.
Inclusão e diversidade: Desenvolva políticas e práticas que promovam a inclusão e a diversidade na instituição. Isso pode incluir a implementação de programas de bolsas de estudo para grupos sub-representados, adaptações de infraestrutura para acessibilidade e a criação de um ambiente inclusivo para todos os estudantes.
Programas de extensão: Desenvolva programas de extensão que envolvam estudantes e professores em projetos sociais relevantes para a comunidade. Esses projetos podem abordar questões sociais, econômicas, ambientais ou de saúde, e ajudarão a demonstrar o compromisso da instituição com a responsabilidade social.
Pesquisa aplicada: Incentive a pesquisa aplicada que aborde problemas e desafios reais enfrentados pela comunidade local ou pela sociedade em geral. Isso pode envolver parcerias com empresas e organizações que possam se beneficiar da pesquisa desenvolvida na instituição.
Educação cidadã: Integre a educação cidadã nos currículos dos cursos. Isso inclui o ensino de ética, responsabilidade social e cidadania, para que os alunos saiam da instituição não apenas com habilidades técnicas, mas também com um senso de responsabilidade social.
Transparência e prestação de contas: Mantenha a transparência na gestão da instituição e na alocação de recursos. Esteja disposto a prestar contas à comunidade e a todas as partes interessadas sobre como os recursos estão sendo utilizados para promover a responsabilidade social.
Avaliação e monitoramento: Implemente sistemas de avaliação e monitoramento para medir o impacto das ações da instituição em relação à responsabilidade social. Use esses dados para fazer melhorias contínuas e comunicar o progresso à comunidade.
Criação de políticas institucionais: Desenvolva políticas institucionais claras relacionadas à responsabilidade social, incluindo metas e indicadores mensuráveis. Isso ajudará a manter o foco e o compromisso da instituição a longo prazo.
Integração com a comunidade local: Estabeleça parcerias sólidas com organizações da comunidade local, empresas e outras instituições. Promova atividades conjuntas, projetos sociais e programas de voluntariado que beneficiem a comunidade e demonstrem o compromisso da instituição com a responsabilidade social.
Inclusão e diversidade: Desenvolva políticas e práticas que promovam a inclusão e a diversidade na instituição. Isso pode incluir a implementação de programas de bolsas de estudo para grupos sub-representados, adaptações de infraestrutura para acessibilidade e a criação de um ambiente inclusivo para todos os estudantes.
Programas de extensão: Desenvolva programas de extensão que envolvam estudantes e professores em projetos sociais relevantes para a comunidade. Esses projetos podem abordar questões sociais, econômicas, ambientais ou de saúde, e ajudarão a demonstrar o compromisso da instituição com a responsabilidade social.
Pesquisa aplicada: Incentive a pesquisa aplicada que aborde problemas e desafios reais enfrentados pela comunidade local ou pela sociedade em geral. Isso pode envolver parcerias com empresas e organizações que possam se beneficiar da pesquisa desenvolvida na instituição.
Educação cidadã: Integre a educação cidadã nos currículos dos cursos. Isso inclui o ensino de ética, responsabilidade social e cidadania, para que os alunos saiam da instituição não apenas com habilidades técnicas, mas também com um senso de responsabilidade social.
Transparência e prestação de contas: Mantenha a transparência na gestão da instituição e na alocação de recursos. Esteja disposto a prestar contas à comunidade e a todas as partes interessadas sobre como os recursos estão sendo utilizados para promover a responsabilidade social.
Avaliação e monitoramento: Implemente sistemas de avaliação e monitoramento para medir o impacto das ações da instituição em relação à responsabilidade social. Use esses dados para fazer melhorias contínuas e comunicar o progresso à comunidade.
Criação de políticas institucionais: Desenvolva políticas institucionais claras relacionadas à responsabilidade social, incluindo metas e indicadores mensuráveis. Isso ajudará a manter o foco e o compromisso da instituição a longo prazo.
Em resposta à Leila Curcino Alves
Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório
por João Paulo Rodrigues dos Santos -Olá, colega! Todas as sugestões trazidas para melhorar a tereira dimensão do SINAES são muito valiosas e, creio, podem fazer com que, de fato, haja um efetivo compromisso social da instituição enquanto portadora da educação que expressa uma sociedade democrátia e plural. Isso porque, é muito importante ter a diferença, a solidariedade e a indipendência como referenciais de uma instituição pública de ensino.
Em resposta à Leila Curcino Alves
Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório
por Thiago Fernandes Oliveira de Lima -Ótimas sugestões e coincide com o que penso sobre o que pode ser melhorado nesta terceira dimensão, principalmente no que se refere ao respeito pela diferença e a expressão da sociedade democrática e pluricultural.
Em resposta à Primeiro post
Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório
por Rafaela Ribeiro da Silveira -A dimensão 3 – Responsabilidade social da instituição - Contempla o compromisso social da instituição na qualidade de portadora da educação como bem público e expressão da sociedade democrática e pluricultural, de respeito pela diferença e de solidariedade, independentemente da configuração jurídica da IES.
Como melhoria, poderia ser ampliado e valorizado os programas sociais voltados para permanência do estudante nas instituições através das bolsa-auxílio e também das construções de moradias e seleção de jovens no ambiente universitário como trabalhador para manutenção de suas necessidades básicas.
Como melhoria, poderia ser ampliado e valorizado os programas sociais voltados para permanência do estudante nas instituições através das bolsa-auxílio e também das construções de moradias e seleção de jovens no ambiente universitário como trabalhador para manutenção de suas necessidades básicas.
Em resposta à Primeiro post
Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório
por Márcio Douglas de Carvalho e Silva -Para aprimorar a terceira dimensão do SINAES, a responsabilidade social, em uma instituição de educação profissional e tecnológica, é fundamental adotar abordagens colaborativas e engajar ativamente a comunidade acadêmica. Isso inclui estabelecer parcerias com organizações locais, promovendo ações de voluntariado e projetos de extensão que atendam às necessidades da região. Além disso, é importante integrar temas de responsabilidade social nos currículos, conscientizando os alunos sobre seu papel na sociedade e incentivando a cidadania ativa. A transparência na divulgação das atividades e resultados é essencial para avaliar o impacto positivo dessas ações e promover uma cultura de responsabilidade social.
Em resposta à Márcio Douglas de Carvalho e Silva
Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório
por Leonardo Pena Testasicca -Estimad@s colegas e professor.
Ao longo da minha vida acadêmica e profissional, compreendi profundamente a importância desse sistema na garantia de uma formação de qualidade. No entanto, acredito que há espaço para aprimoramentos, especialmente na terceira dimensão do SINAES, que trata da dimensão social. Há ainda grandes desafios a serem vencidos.
A responsabilidade social das instituições de ensino, pode ser aprimorada de diversas maneiras. Uma delas é aprofundar a avaliação dos programas de inclusão e acessibilidade, garantindo que as instituições estejam verdadeiramente comprometidas em proporcionar oportunidades iguais a todos os estudantes, independentemente de sua origem social, econômica ou étnica. Além disso, é importante enfatizar a avaliação das ações de extensão universitária, que desempenham um papel fundamental na interação das universidades com a comunidade e no desenvolvimento social.
Minha experiência como membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) tem sido reveladora. Como representante do TAE's, pude vivenciar importância da terceira dimensão do SINAES na instituição que trabalho. Através da CPA, tive a oportunidade de participar ativamente da análise das políticas de inclusão, dos projetos de extensão e das ações sociais da nossa instituição, além de contribuir com a auto-avaliação institucional. Isso me mostrou como a dimensão social é crucial para a formação de cidadãos conscientes e engajados em questões sociais, além de refletir diretamente na qualidade do ensino, em particular garantindo condições de permanência de alunos e alunas socialmente fragilizados na instituição.
Para melhorar a terceira dimensão do SINAES, é essencial incentivar as instituições de ensino a promoverem a inclusão e a responsabilidade social de forma mais efetiva. Isso pode ser feito por meio de diretrizes mais claras, metas específicas e um sistema de incentivos que recompense as instituições que se destacarem nesse aspecto. Além disso, é importante envolver mais a comunidade acadêmica, incluindo os estudantes, na definição das políticas de responsabilidade social e na avaliação de seu cumprimento.
Ao longo da minha vida acadêmica e profissional, compreendi profundamente a importância desse sistema na garantia de uma formação de qualidade. No entanto, acredito que há espaço para aprimoramentos, especialmente na terceira dimensão do SINAES, que trata da dimensão social. Há ainda grandes desafios a serem vencidos.
A responsabilidade social das instituições de ensino, pode ser aprimorada de diversas maneiras. Uma delas é aprofundar a avaliação dos programas de inclusão e acessibilidade, garantindo que as instituições estejam verdadeiramente comprometidas em proporcionar oportunidades iguais a todos os estudantes, independentemente de sua origem social, econômica ou étnica. Além disso, é importante enfatizar a avaliação das ações de extensão universitária, que desempenham um papel fundamental na interação das universidades com a comunidade e no desenvolvimento social.
Minha experiência como membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) tem sido reveladora. Como representante do TAE's, pude vivenciar importância da terceira dimensão do SINAES na instituição que trabalho. Através da CPA, tive a oportunidade de participar ativamente da análise das políticas de inclusão, dos projetos de extensão e das ações sociais da nossa instituição, além de contribuir com a auto-avaliação institucional. Isso me mostrou como a dimensão social é crucial para a formação de cidadãos conscientes e engajados em questões sociais, além de refletir diretamente na qualidade do ensino, em particular garantindo condições de permanência de alunos e alunas socialmente fragilizados na instituição.
Para melhorar a terceira dimensão do SINAES, é essencial incentivar as instituições de ensino a promoverem a inclusão e a responsabilidade social de forma mais efetiva. Isso pode ser feito por meio de diretrizes mais claras, metas específicas e um sistema de incentivos que recompense as instituições que se destacarem nesse aspecto. Além disso, é importante envolver mais a comunidade acadêmica, incluindo os estudantes, na definição das políticas de responsabilidade social e na avaliação de seu cumprimento.
Em resposta à Leonardo Pena Testasicca
Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório
por Romilda Miguel de Brito Xavier -Boa noite Leonardo
O SINAES está fundamentado nas avaliações institucionais, de cursos e de estudantes. Tem como objetivos: 1) identificar mérito e valor das instituições, áreas, cursos e programas, nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação; 2) melhorar a qualidade da educação superior, orientar a expansão da oferta; 3) promover a responsabilidade social das IES, respeitando a identidade institucional e a autonomia.
O SINAES está fundamentado nas avaliações institucionais, de cursos e de estudantes. Tem como objetivos: 1) identificar mérito e valor das instituições, áreas, cursos e programas, nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação; 2) melhorar a qualidade da educação superior, orientar a expansão da oferta; 3) promover a responsabilidade social das IES, respeitando a identidade institucional e a autonomia.
Em resposta à Márcio Douglas de Carvalho e Silva
Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório
por Romilda Miguel de Brito Xavier -Boa noite Márcio
Os resultados obtidos com o SINAES devem orientar as instituições de ensino com relação
à sua efetividade acadêmica, institucional e social, orientar os órgãos governamentais com
relação às políticas públicas e também nortear os estudantes e os pais de alunos com
relação à realidade dos cursos e das instituições.
Os resultados obtidos com o SINAES devem orientar as instituições de ensino com relação
à sua efetividade acadêmica, institucional e social, orientar os órgãos governamentais com
relação às políticas públicas e também nortear os estudantes e os pais de alunos com
relação à realidade dos cursos e das instituições.
Em contribuição as afirmações postas, é importante situar a respeito da responsabilidade social de uma IES, no que se refere ao retorno ou mesmo transparência e acessibilidade dos indicadores resumidos a partir dos resultados alcançados pelos parâmetros avaliativos. Nesse sentido, quando se fala em responsabilidade social, esse aspectos também repercute sob a forma de oferecimento facilitado das informações referentes a não só dos indicadores quantitativos, mas também da repercussão qualitativa, em suas varias dimensões, de modo acessível, do ponto de vista da contextualização do que vem sendo desenvolvido, tanto para os responsáveis e alunado, como para a comunidade a qual se insere.
Assim, como consequência, haverá tanto maior proximidade entre ambas as instâncias ( instituição e comunidade), como também possibilitará o conhecimento e reconhecimento do que e como vem sendo desenvolvido o trabalho da IES, através da criação de monismos, plataformas, folhetos, e etc.,por exemplo, possibilitando um intercâmbio e garantindo o aspectos democratico do ponto de vista informativo.
Assim, como consequência, haverá tanto maior proximidade entre ambas as instâncias ( instituição e comunidade), como também possibilitará o conhecimento e reconhecimento do que e como vem sendo desenvolvido o trabalho da IES, através da criação de monismos, plataformas, folhetos, e etc.,por exemplo, possibilitando um intercâmbio e garantindo o aspectos democratico do ponto de vista informativo.
Em resposta à Primeiro post
Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório
por Ulisses dos Santos Gonçalves -Com intuito de contribuir para a melhoria da terceira dimensão do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) - que versa sobre responsabilidade social da instituição de ensino - algumas ações são possíveis:
- Incentivar a realização de trabalho voluntário na comunidade local (e valorizar o trabalho realizado);
- Promover ações sobre a melhora da gestão dos resíduos;
- Dialogar com a comunidade escolar na qual está inserida, buscando auxiliar ações de outras entidades com seus recursos (entidades filantrópicas, associações de moradores etc);
- Manter oficinas, capacitações e constante diálogo interno sobre a responsabilidade social da instituição.
- Incentivar a realização de trabalho voluntário na comunidade local (e valorizar o trabalho realizado);
- Promover ações sobre a melhora da gestão dos resíduos;
- Dialogar com a comunidade escolar na qual está inserida, buscando auxiliar ações de outras entidades com seus recursos (entidades filantrópicas, associações de moradores etc);
- Manter oficinas, capacitações e constante diálogo interno sobre a responsabilidade social da instituição.
Em resposta à Primeiro post
Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório
por Karina Ribeiro Soares Reis -Olá,
Segundo a apostila do curso: "O Sistema Nacional avalia todas as perspectivas relativas a esses três pilares, em especial o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos estudantes, a gestão institucional, a qualificação do corpo docente e as instalações da instituição". O texto da lei n° 10.861/2004 no seu § 1º do art. 1º estabelece que “o SINAES tem por finalidades a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e, especialmente, a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional”. De acordo com o texto: "Os resultados obtidos com o SINAES devem orientar as instituições de ensino com relação à sua efetividade acadêmica, institucional e social, orientar os órgãos governamentais com relação às políticas públicas e também nortear os estudantes e os pais de alunos com relação à realidade dos cursos e das instituições".
A responsabilidade social, terceira dimensão do SINAES, é de grande importância pois através das estrategias e ações da instituição é possível gerar impactos positivos na comunidade escolar. Para tal, o ensino, a pesquisa e a extensão devem estar em consonância e baseados nos resultados do SINAES.
Segundo a apostila do curso: "O Sistema Nacional avalia todas as perspectivas relativas a esses três pilares, em especial o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos estudantes, a gestão institucional, a qualificação do corpo docente e as instalações da instituição". O texto da lei n° 10.861/2004 no seu § 1º do art. 1º estabelece que “o SINAES tem por finalidades a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e, especialmente, a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional”. De acordo com o texto: "Os resultados obtidos com o SINAES devem orientar as instituições de ensino com relação à sua efetividade acadêmica, institucional e social, orientar os órgãos governamentais com relação às políticas públicas e também nortear os estudantes e os pais de alunos com relação à realidade dos cursos e das instituições".
A responsabilidade social, terceira dimensão do SINAES, é de grande importância pois através das estrategias e ações da instituição é possível gerar impactos positivos na comunidade escolar. Para tal, o ensino, a pesquisa e a extensão devem estar em consonância e baseados nos resultados do SINAES.
Em resposta à Karina Ribeiro Soares Reis
Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório
por Romilda Miguel de Brito Xavier -Boa noite Karina
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) pela Lei N° 10.861/2004 [26] e regulamentado pela Portaria MEC Nº 2.051/2004 [40], com o objetivo de garantir nacionalmente um processo de avaliação das instituições de educação superior (IES), de seus cursos de graduação e também do desempenho acadêmico de seus estudantes. O Sistema Nacional avalia todas as perspectivas relativas a esses três pilares, em especial o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos estudantes, a gestão institucional, a qualificação do corpo docente e as instalações da instituição.
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) pela Lei N° 10.861/2004 [26] e regulamentado pela Portaria MEC Nº 2.051/2004 [40], com o objetivo de garantir nacionalmente um processo de avaliação das instituições de educação superior (IES), de seus cursos de graduação e também do desempenho acadêmico de seus estudantes. O Sistema Nacional avalia todas as perspectivas relativas a esses três pilares, em especial o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos estudantes, a gestão institucional, a qualificação do corpo docente e as instalações da instituição.
Em resposta à Primeiro post
Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório
por Vitória Régia Lopes dos Santos -Excelente a contribuição de todos os colegas, gostaria de contribui ressaltando outras ações que possam ajudar a melhorar a dimensão da responsabilidade social nos IFs:
Integração de Responsabilidade Social no Currículo: Desenvolver programas acadêmicos que incluam temas relacionados à ética, sustentabilidade, diversidade e responsabilidade social nos currículos dos cursos.
Projetos Sociais Integrados: Incentivar projetos de aprendizado que abordem questões sociais e envolvam os estudantes na solução de problemas reais da comunidade.3
Promover Diversidade e Inclusão: Criar um ambiente inclusivo que celebre a diversidade, promovendo a igualdade de gênero, aceitação racial e cultural.
Acessibilidade: Garantir que as instalações e recursos educacionais sejam acessíveis a todos, incluindo pessoas com deficiência.
Parcerias Locais: Colaborar com organizações locais, empresas e comunidades para criar programas que beneficiem a sociedade, como treinamentos gratuitos, workshops e serviços de aconselhamento.
Eventos de Conscientização: Organizar palestras, seminários e workshops sobre responsabilidade social para sensibilizar estudantes e funcionários sobre questões sociais.
Práticas Sustentáveis: Implementar práticas e políticas ecológicas, como reciclagem, conservação de energia e uso responsável de recursos naturais.
Educação Ambiental: Oferecer programas educacionais sobre conservação ambiental e mudanças climáticas para aumentar a conscientização dos estudantes e da comunidade
Integração de Responsabilidade Social no Currículo: Desenvolver programas acadêmicos que incluam temas relacionados à ética, sustentabilidade, diversidade e responsabilidade social nos currículos dos cursos.
Projetos Sociais Integrados: Incentivar projetos de aprendizado que abordem questões sociais e envolvam os estudantes na solução de problemas reais da comunidade.3
Promover Diversidade e Inclusão: Criar um ambiente inclusivo que celebre a diversidade, promovendo a igualdade de gênero, aceitação racial e cultural.
Acessibilidade: Garantir que as instalações e recursos educacionais sejam acessíveis a todos, incluindo pessoas com deficiência.
Parcerias Locais: Colaborar com organizações locais, empresas e comunidades para criar programas que beneficiem a sociedade, como treinamentos gratuitos, workshops e serviços de aconselhamento.
Eventos de Conscientização: Organizar palestras, seminários e workshops sobre responsabilidade social para sensibilizar estudantes e funcionários sobre questões sociais.
Práticas Sustentáveis: Implementar práticas e políticas ecológicas, como reciclagem, conservação de energia e uso responsável de recursos naturais.
Educação Ambiental: Oferecer programas educacionais sobre conservação ambiental e mudanças climáticas para aumentar a conscientização dos estudantes e da comunidade
Em resposta à Vitória Régia Lopes dos Santos
Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório
por Renata de Sousa Borges -Muito válida sua contribuição!
Acredito que muitas dessas ações já aconteçam nos IFs. Envolver o aluno e a cominudade traz muitas melhorias para as instituições, aumentando a qualidade do ensino superior.
Acredito que muitas dessas ações já aconteçam nos IFs. Envolver o aluno e a cominudade traz muitas melhorias para as instituições, aumentando a qualidade do ensino superior.
Em resposta à Vitória Régia Lopes dos Santos
Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório
por Leila Curcino Alves -É ótimo ver sua contribuição sobre como melhorar a dimensão da responsabilidade social nos Institutos Federais (IFs). Suas sugestões abordam aspectos fundamentais, desde a integração da responsabilidade social nos currículos até a promoção da inclusão e a conscientização sobre questões sociais e ambientais. Essas ações não apenas enriquecem a formação dos estudantes, mas também fortalecem o compromisso das instituições com a comunidade e o meio ambiente. É importante que os IFs continuem a buscar maneiras de se envolver ativamente na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável.
Em resposta à Primeiro post
Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório
por Roberto Marques Rodrigues -Olá, colegas!
A responsabilidade social de uma IES deve ser considera muito mais que uma dimensão do SINAES, visto que uma instituição de qualidade deve ser relevante e considerar os aspectos sociais da comunidade em que ela está inserida.
Nesse sentindo, e respondendo o que foi solicitado, pensar em estratégias que possibilitem a interação social de uma IES com a comunidade é algo importante e muito cauteloso. Algumas ideias como os projetos sociais feitos a partir de extensão acadêmica, feiras científicas abertas a comunidade e divulgação do conhecimento a todos são algumas das diversas possibilidade que possibilitam a aproximação da instituição com os diversos problemas da sociedade a que ela pertence e reafirma sua responsabilidade social.
A responsabilidade social de uma IES deve ser considera muito mais que uma dimensão do SINAES, visto que uma instituição de qualidade deve ser relevante e considerar os aspectos sociais da comunidade em que ela está inserida.
Nesse sentindo, e respondendo o que foi solicitado, pensar em estratégias que possibilitem a interação social de uma IES com a comunidade é algo importante e muito cauteloso. Algumas ideias como os projetos sociais feitos a partir de extensão acadêmica, feiras científicas abertas a comunidade e divulgação do conhecimento a todos são algumas das diversas possibilidade que possibilitam a aproximação da instituição com os diversos problemas da sociedade a que ela pertence e reafirma sua responsabilidade social.
Em resposta à Primeiro post
Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório
por Vanessa Coelho de Andrade -Acredito que a missão de uma IES vai além da simples transmissão de conhecimento e deve, de fato, abranger todos os aspectos mencionados na postagem.
Primeiramente, a transferência de conhecimento é fundamental para o progresso da sociedade, e as IES desempenham um papel crucial nesse processo. A disseminação do conhecimento e a colaboração em pesquisa podem ter um impacto profundo no desenvolvimento regional e nacional. Portanto, é essencial que as IES sejam atores ativos na promoção do desenvolvimento econômico e social.
Além disso, as relações que as IES mantêm com o setor público, o setor produtivo e o mercado de trabalho desempenham um papel fundamental na formação de profissionais e na pesquisa aplicada. Essas parcerias podem resultar em inovações e soluções para desafios da sociedade.
As ações voltadas para a promoção da democracia, cidadania e inclusão social são igualmente importantes. As IES têm a capacidade de influenciar positivamente a sociedade, adotando políticas de ação afirmativa, promovendo debates sobre temas cruciais e se envolvendo ativamente na comunidade local.
A responsabilidade social de uma IES vai muito além do ensino e da pesquisa. Ela deve estar profundamente envolvida no desenvolvimento de sua comunidade e país, contribuindo para a inclusão social, o desenvolvimento econômico e social, a proteção do meio ambiente, a preservação da memória cultural e a promoção da produção artística e do patrimônio cultural. Isso não é apenas uma responsabilidade, mas uma oportunidade de criar um impacto positivo duradouro na sociedade.
Primeiramente, a transferência de conhecimento é fundamental para o progresso da sociedade, e as IES desempenham um papel crucial nesse processo. A disseminação do conhecimento e a colaboração em pesquisa podem ter um impacto profundo no desenvolvimento regional e nacional. Portanto, é essencial que as IES sejam atores ativos na promoção do desenvolvimento econômico e social.
Além disso, as relações que as IES mantêm com o setor público, o setor produtivo e o mercado de trabalho desempenham um papel fundamental na formação de profissionais e na pesquisa aplicada. Essas parcerias podem resultar em inovações e soluções para desafios da sociedade.
As ações voltadas para a promoção da democracia, cidadania e inclusão social são igualmente importantes. As IES têm a capacidade de influenciar positivamente a sociedade, adotando políticas de ação afirmativa, promovendo debates sobre temas cruciais e se envolvendo ativamente na comunidade local.
A responsabilidade social de uma IES vai muito além do ensino e da pesquisa. Ela deve estar profundamente envolvida no desenvolvimento de sua comunidade e país, contribuindo para a inclusão social, o desenvolvimento econômico e social, a proteção do meio ambiente, a preservação da memória cultural e a promoção da produção artística e do patrimônio cultural. Isso não é apenas uma responsabilidade, mas uma oportunidade de criar um impacto positivo duradouro na sociedade.
A responsabilidade social da IES pode ser aperfeiçoada a partir de ações como: divulgação de boas práticas, feedback construtivo, promoção da inclusão e da sustentabilidade e promoção da ética.
Acredito que existam diversas maneiras de realizar atividades voltadas para a responsabilidade social. algumas delas são: promover cursos voltados a capacitação não somente dos funcionários mas também do público discente; fomentar atividades que possibilitem a inclusão social e a preservação do meio ambiente; institucionalizar a solidariedade; promover formas efetivas de comunicação, entre outras ações..
Em resposta à Primeiro post
Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório
por Viviana Patricia Kozlowski Lucyk -Uma instituição de educação profissional e tecnológica: pode contribuir com a responsabilidade social, por meio de atividades extensionistas, as quais formam uma conexão da universidade com a sociedade, realçando o papel social da universidade, bem como a relevância social do ensino e da pesquisa.
Em resposta à Primeiro post
Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório
por Romilda Miguel de Brito Xavier -O SINAES possui uma série de instrumentos complementares: autoavaliação, avaliação externa, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), a avaliação dos cursos de graduação, além dos instrumentos de informação como o censo e o cadastro de cursos e instituições. As dimensões compreendidas pela área de implementação são aquelas capazes de levar de forma direta a mudanças e transformações do contexto escolar. Elas visam promover o aprimoramento das práticas educacionais, de forma a ampliar seu alcance. Envolvem a gestão participativa e democrática, as gestões de pessoas, pedagógica, administrativa, da cultura e do cotidiano escolar e, assim como as dimensões da área de organização, buscam a promoção da aprendizagem e a formação dos alunos . A primeira dimensão dessa área é a gestão democrática e participativa. A próxima dimensão é a gestão de pessoas. Sendo a educação uma construção humana, a eficiência escolar em produzir um ensino de qualidade é fortemente dependente do grau de envolvimento e de competência dos atores.
Para Lück (2009, p. 82) [56]: A terceira dimensão do SINAES, que é a responsabilidade social da instituição, contempla o compromisso social da instituição na qualidade de portadora da educação como bem público e expressão da sociedade democrática e pluricultural, de respeito pela diferença e de solidariedade, independentemente da configuração jurídica da IES.
Referências:
BRASIL. Lei Nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Lei de Instituição do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES.
Para Lück (2009, p. 82) [56]: A terceira dimensão do SINAES, que é a responsabilidade social da instituição, contempla o compromisso social da instituição na qualidade de portadora da educação como bem público e expressão da sociedade democrática e pluricultural, de respeito pela diferença e de solidariedade, independentemente da configuração jurídica da IES.
Referências:
BRASIL. Lei Nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Lei de Instituição do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES.
Em resposta à Romilda Miguel de Brito Xavier
Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório
por Vicente de Paula Cruz -Concordo com a colega e complemento dizendo que a avaliação educacional nas últimas décadas evoluiu de uma abordagem centrada em testes padronizados para uma abordagem mais ampla e inclusiva, que valoriza a diversidade de habilidades e promove o desenvolvimento holístico dos alunos. Ela também considera o papel crucial da tecnologia que busca fornecer feedback construtivo para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem.
Em resposta à Primeiro post
Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório
por Jenniffer Cecília Noronha de Faria -As instituições de educação profissional e tecnológica têm um papel muito importante na promoção da responsabilidade social e podem desenvolver diversos projetos nessa área. Seguem algumas ideias:
* Programas de Bolsas de Estudo Sociais: Criar programas de bolsas de estudo destinados a estudantes de baixa renda, minorias étnicas, ou grupos sub-representados, para aumentar o acesso à educação superior.
* Cursos e Palestras Gratuitas para a Comunidade: Oferecer cursos, workshops e palestras gratuitos para a comunidade local, abordando temas relevantes, como saúde, educação financeira, tecnologia, entre outros.
* Parcerias com Escolas Locais: Colaborar com escolas locais para melhorar a educação básica, oferecendo recursos, treinamento de professores e programas de enriquecimento educacional para alunos do ensino médio.
* Projetos de Sustentabilidade: Implementar iniciativas sustentáveis no campus, como reciclagem, redução do consumo de energia e conservação da água, e envolver os alunos nessas práticas.
* Incubadoras de Negócios Sociais: Apoiar empreendedores sociais oferecendo espaço, recursos e orientação para desenvolver negócios com impacto social positivo.
* Programas de Alimentação para Estudantes Carentes: Oferecer refeições gratuitas ou a preços acessíveis para estudantes que enfrentam dificuldades financeiras.
* Campanhas de Conscientização: Realizar campanhas de conscientização sobre questões sociais relevantes, como igualdade de gênero, diversidade e inclusão, saúde mental, entre outros.
* Programas de Bolsas de Estudo Sociais: Criar programas de bolsas de estudo destinados a estudantes de baixa renda, minorias étnicas, ou grupos sub-representados, para aumentar o acesso à educação superior.
* Cursos e Palestras Gratuitas para a Comunidade: Oferecer cursos, workshops e palestras gratuitos para a comunidade local, abordando temas relevantes, como saúde, educação financeira, tecnologia, entre outros.
* Parcerias com Escolas Locais: Colaborar com escolas locais para melhorar a educação básica, oferecendo recursos, treinamento de professores e programas de enriquecimento educacional para alunos do ensino médio.
* Projetos de Sustentabilidade: Implementar iniciativas sustentáveis no campus, como reciclagem, redução do consumo de energia e conservação da água, e envolver os alunos nessas práticas.
* Incubadoras de Negócios Sociais: Apoiar empreendedores sociais oferecendo espaço, recursos e orientação para desenvolver negócios com impacto social positivo.
* Programas de Alimentação para Estudantes Carentes: Oferecer refeições gratuitas ou a preços acessíveis para estudantes que enfrentam dificuldades financeiras.
* Campanhas de Conscientização: Realizar campanhas de conscientização sobre questões sociais relevantes, como igualdade de gênero, diversidade e inclusão, saúde mental, entre outros.
De maneira geral, a contribuição para a melhoria da terceira dimensão, a responsabilidade social, do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) em uma Instituição de Educação Profissional e Tecnológica perpassa por três grandes eixos de atuação: i) dentro da própria instituição de ensino; ii) fora da instituição, isto é, no meio civil; iii) e na relação entre esses dois primeiros eixos. Ou seja, de maneira prática, entende-se que realizar ações extensionistas e extracurriculares, tanto dentro e fora da instituição quanto em conjunto com a sociedade são caminhos para contribuir para a responsabilidade social.
A seguir são citados alguns exemplos de ações extensionistas e extracurriculares.
Ações dentro da instituição: programa de bolsas de estudos, programas de auxílio moradia, transporte, alimentação, saúde, emprego; parceria com outras instituições (compartilhamento de bens materiais – laboratórios, salas, ginásio – e imateriais – professores, informações, tecnologia, pesquisa).
Ações fora da instituição: cursos curtos de capacitação, palestras sobre temas sociais relevantes (educação, saúde, educação financeira, educação civil, meio ambiente, consumo sustentável), campanhas de conscientização (questões sociais, de gênero, sexuais, saúde mental, vacinação), atendimentos diversos (consultas médicas, odontológicas, veterinárias, oficinas de conserto e reparos, consultoria) e feiras científicas (compartilhamento de tecnologia, informação).
Ações em conjunto com a sociedade civil: parcerias com empresas públicas e privadas, com entidade governamentais e não governamentais, ações sociais (de coleta, de reciclagem, solidárias, mutirões), eventos sociais.
A seguir são citados alguns exemplos de ações extensionistas e extracurriculares.
Ações dentro da instituição: programa de bolsas de estudos, programas de auxílio moradia, transporte, alimentação, saúde, emprego; parceria com outras instituições (compartilhamento de bens materiais – laboratórios, salas, ginásio – e imateriais – professores, informações, tecnologia, pesquisa).
Ações fora da instituição: cursos curtos de capacitação, palestras sobre temas sociais relevantes (educação, saúde, educação financeira, educação civil, meio ambiente, consumo sustentável), campanhas de conscientização (questões sociais, de gênero, sexuais, saúde mental, vacinação), atendimentos diversos (consultas médicas, odontológicas, veterinárias, oficinas de conserto e reparos, consultoria) e feiras científicas (compartilhamento de tecnologia, informação).
Ações em conjunto com a sociedade civil: parcerias com empresas públicas e privadas, com entidade governamentais e não governamentais, ações sociais (de coleta, de reciclagem, solidárias, mutirões), eventos sociais.
O SINAES avalia todas as perspectivas relativas ao ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos estudantes, a gestão institucional, a qualificação do corpo docente e as instalações da instituição.
As avaliações podem ser internas ou externas sendo sua terceira dimensão a responsabilidade social. Para contribuir com a melhoria dessa dimensão em uma instituição de educação profissional e tecnológica uma ação pode ser promoção de programas de responsabilidade social que podem fornecer bolsas para alunos em situação de vulnerabilidade assim como promover parcerias com organizações sem fins lucrativos locais e a participação de alunos e funcionários como voluntários nesse programas.
As avaliações podem ser internas ou externas sendo sua terceira dimensão a responsabilidade social. Para contribuir com a melhoria dessa dimensão em uma instituição de educação profissional e tecnológica uma ação pode ser promoção de programas de responsabilidade social que podem fornecer bolsas para alunos em situação de vulnerabilidade assim como promover parcerias com organizações sem fins lucrativos locais e a participação de alunos e funcionários como voluntários nesse programas.
Sobre a Responsabilidade social da IES, regulamentada pelo SINAES, possui o objetivo da inclusão social, ambiental, cultural, do Desenvolvimento econômico, dentro de todas as instituições de ensino superior, devido a globalização e a expansão da educação, juntamente com desenvolvimento tecnológico. Uma das ações que poderia ser realizada é o uso de horta em instituições que possuem refeitório/cantina, para que alguns produtos pudessem ser colhidos da horta da escola e caso fosse colhido mais do que precisava na escola, seria doado para os alunos.
Acredito que a responsabilidade social de uma IES infere em tudo que a cerca: a forma de como lida com a inclusão e trata aqueles com vulnerabilidade social, como faz uso do ambiente interno e externo do qual está inserida e intervém com benefícios para a comunidade.
Em resposta à Primeiro post
Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório
por Lucas Montiel Martins Cunha -Olá, professor e colegas!
As instituições acadêmicas devem ser em espaço democrático de direito, dessa forma uma universidade ou instituição tem o dever de garantir o acesso da pluralidade existente na sociedade contemporânea. Além de garantir o acesso, a sua permanência também deve ser levado em consideração . Em grande maioria as pessoas com menos acesso à universidade ou instituições de ensino superior Podem ser encontradas em situações de fragilidade, principalmente econômica, dificultando assim a sua permanência e a finalização da formação.
As instituições precisam estar atentas as necessidades da sociedade e o acesso de todos os indivíduos independente de credos, etnias, condições sociais ou qualquer outra característica que possa acarretar em discriminação, pois somente dessa forma alcançaremos uma melhoria educacional significativa para a sociedade.
Interessante haver incentivos governamentais, ou até mesmo privados, para instituições que estejam alinhadas com tal proposta, dessa forma, várias instituições beneficiariam a população de forma mais rápida e eficiente, além disso, a participação de representatividades estudantis são essenciais para perceber problemas e soluções que sejam, de fato, funcionais.
As instituições acadêmicas devem ser em espaço democrático de direito, dessa forma uma universidade ou instituição tem o dever de garantir o acesso da pluralidade existente na sociedade contemporânea. Além de garantir o acesso, a sua permanência também deve ser levado em consideração . Em grande maioria as pessoas com menos acesso à universidade ou instituições de ensino superior Podem ser encontradas em situações de fragilidade, principalmente econômica, dificultando assim a sua permanência e a finalização da formação.
As instituições precisam estar atentas as necessidades da sociedade e o acesso de todos os indivíduos independente de credos, etnias, condições sociais ou qualquer outra característica que possa acarretar em discriminação, pois somente dessa forma alcançaremos uma melhoria educacional significativa para a sociedade.
Interessante haver incentivos governamentais, ou até mesmo privados, para instituições que estejam alinhadas com tal proposta, dessa forma, várias instituições beneficiariam a população de forma mais rápida e eficiente, além disso, a participação de representatividades estudantis são essenciais para perceber problemas e soluções que sejam, de fato, funcionais.
A responsabilidade social de uma instituição de ensino é premissa básica para a sua existência, o que não faz dela um pilar fácil de se sustentar. Envolver as demandas sociais no planejamento escolar não é fácil, mas acredito que um caminho possível é a aplicação dos conhecimentos técnicos aprendidos nas IES através de projetos de extensão. A extensão é um caminho de ganha ganha, onde tanto os alunos quanto a comunidade experimentam os benefícios da existência de uma IES em sua comunidade. Desta forma tem-se um profissional muito melhor qualificado saindo de uma graduação, assim como uma comunidade que colhe os frutos dos seus impostos.
Em resposta à Primeiro post
Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório
por Luana Cristina Camargos Gomes -A inclusão da dimensão Responsabilidade Social no instrumento de avaliação interna e externa contribui para melhor conhecimento e evolução da instituição, para a formulação de políticas institucionais, além de colaborar para a melhoria do desenvolvimento institucional. Ações sociais implementadas e oferecidas pelas instituições de ensino superior à comunidade em seu entorno são de extrema relevância não apenas por cumprirem dispositivos legais, mas por iniciarem um processo que reforçará a sua responsabilidade social, contribuindo para a melhoria e visando a qualidade na formação das pessoas.
Em resposta à Primeiro post
Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório
por Marcel Souza Castro de Abreu -Dialogar sobre a Responsabilidade Social é essencial em todos os campos da sociedade e, em uma instituição de ensino superior é primordial, para efetivamente promover a cidadania, pois o objetivo das instituições de ensino não é apenas a formação científica, mas também a formação para a vida, para o trabalho e para a cidadania. É importante a implantação de políticas de inclusão e diversidade, tornando o espaço acadêmico um lugar acessível à sociedade, criando projetos sociais que beneficiem a comunidade local, gerando emprego e renda para a comunidade no entorno dos campi, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, trazendo o retorno dos impostos pagos pelos cidadãos. A diversidade é essencial para que haja efetivamente uma transformação social, e a inclusão de pessoas com deficiência no espaço acadêmico promovem um sentimento de pertencimento das pessoas com deficiência na sociedade, sendo protagonistas de suas vidas e contribuindo para a equidade em nossa sociedade,
Em resposta à Primeiro post
Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório
por Maria Verônica França Dantas -Com relação as políticas (planos, projetos e ações) do IFMG e seus resultados (impactos e efeitos) na comunidade, a partir dos estudos foi possível identificar a importância do Instituto para a comunidade acadêmica e para toda população, que são diretamente afetadas e beneficiadas pelas ações promovidas nesses espaços, que mesmo podendo sempre melhorar em algum aspecto, busca favorecer todos os setores sociais a partir de um planejamento estratégico de atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Desenvolvimento Institucional.
Melhorar a responsabilidade social da Instituição de Ensino Superior (IES) por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) requer uma abordagem abrangente e a participação de toda a comunidade acadêmica:
Desenvolvimento Sustentável: Adotar práticas sustentáveis na gestão da instituição, incluindo a redução de resíduos, o uso eficiente de recursos e a promoção de energias renováveis e oferecer programas de educação ambiental para conscientização dos estudantes sobre a importância da sustentabilidade.
Parcerias com Organizações Externas: Colaborar com organizações da sociedade civil, empresas e órgãos governamentais para desenvolver projetos e iniciativas que beneficiem a comunidade local e estabelecer convênios de estágio e parcerias de pesquisa que abordem questões sociais relevantes.
Desenvolvimento Sustentável: Adotar práticas sustentáveis na gestão da instituição, incluindo a redução de resíduos, o uso eficiente de recursos e a promoção de energias renováveis e oferecer programas de educação ambiental para conscientização dos estudantes sobre a importância da sustentabilidade.
Parcerias com Organizações Externas: Colaborar com organizações da sociedade civil, empresas e órgãos governamentais para desenvolver projetos e iniciativas que beneficiem a comunidade local e estabelecer convênios de estágio e parcerias de pesquisa que abordem questões sociais relevantes.