Ementa:
Aspectos teóricos ligados ao pensamento Histórico e também categorias conceituais sobre o trabalho. Tópicos relacionados a História Moderna, tais como Renascimento Cultural, Absolutismo, Mercantilismo e Expansão Marítima Europeia. Temas relacionados à História da África e Cultura Afrobrasileira. O Brasil antes da chegada dos portugueses e temas relacionados aos povos e culturas indígenas. Administração da América portuguesa e a exploração econômica que se estabeleceu. Escravidão moderna, a forma como ela se estabeleceu, seus mecanismos e também e seus legados. Características do Planeta Terra que influenciam de forma natural na (re)construção do espaço geográfico. Processos históricos e geográficos que levaram ao desenvolvimento das indústrias, bem como os tipos de indústrias e as etapas da Revolução Industrial. A influência do processo de urbanização na (re)construção do espaço geográfico. Processos históricos e geográficos do processo de industrialização do Brasil bem como as características dos países mais industrializados do mundo. Impactos e transformações que ocorreram nos arranjos de poder entre os países no mundo após as duas Grandes Guerras Mundiais e após o fim da União Soviética. Processos e transformações econômicas que se inserem no contexto da globalização.
Objetivos gerais:
Promover a compreensão das experiências vivenciadas pelo próprio(a) aluno(a) em seu tempo e espaço bem como de outras culturas e sociedades distintas da sua, exercitando o respeito às diferenças em uma sociedade democrática.
Objetivos específicos:
• Permitir que os alunos desenvolvam a cognição de forma contextualizada pelas noções de tempo e espaço (o raciocínio espaço-temporal);
• Analisar, de forma crítica, os contextos históricos e geográficos em se desenrolam as ações humanas, as relações sociais e de poder, a produção de conhecimentos e saberes e as desigualdades sociais;
• Estimular a leitura das linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, em diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação;
Promover uma formação ética, responsável e autônoma, capaz de compreender e valorizar os direitos humanos, o meio ambiente e o senso de coletividade;