Ementa:
Conceito
de “tecnologias”. Reflexão sobre a resistência na utilização de tecnologias.
Tecnologias usadas atualmente na sala de aula. História da Matemática e
tecnologias: um casamento interessante. Computadores e softwares no e para
ensino de matemática. Tablet e smartphone na sala de aula. Outras
tecnologias aplicadas ao ensino de matemática (calculadoras, jogos, etc.)
Objetivos gerais:
Apresentar algumas tecnologias possíveis de serem utilizadas no ensino
de matemática da educação básica e auxiliar os educadores a não temerem, mas
incorporarem essas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.
Objetivos específicos:
- Apresentar o conceito de “tecnologias” e buscar uma reflexão de por
que ainda há resistência em utilizá-las.
- Fazer associação entre tecnologias “antigas” e história da matemática
para o estudo ser mais interessante.
- Apresentar como o computador e softwares podem ser utilizados no
ensino de matemática.
- Sugerir como o tablet e o smartphone podem fazer parte do
cotidiano da sala de aula.
- Levar a uma reflexão sobre outras tecnologias que podem ser
incorporadas no processo de ensino e aprendizagem de matemática, como
calculadoras, jogos, etc.