O professor que avalia o processo de ensino-aprendizagem apenas por meio de provas necessita rever sua prática. Como diria um velho professor "Prova não prova nada". No âmbito da sala de aula a avaliação deve ocorrer no dia a dia, por meio da observação e consideração do desenvolvimento nas atividades propostas, bem como na interação com os conteúdos e resposta aos estímulos. É por meio dessa análise que o professor vai direcionar sua prática, refletir sobre sua metodologia, além de buscar novas estratégias. Assim sendo, a avaliação deve ser contínua e ter cunho construtivo, a fim de que o processo de ensino-aprendizagem realmente ocorra e demonstre como estão professores e alunos. Pois, a avaliação no contexto escolar deve demonstrar como todos os personagens estão se desempenhando, alunos, professores e o próprio sistema educacional .
Ensino-aprendizagem- avaliação
Número de respostas: 2Verdade, a prova para os alunos é um instrumento que acaba deixando o aluno ansioso, com medo, ao meu ver esse processo tradicional de avaliação deve ser mudado, esse modelo não cabe nesse mundo tecnológicos e de mudanças a todo momento, devemos adequar as avaliações na realidade do aluno, algo próximo do dia a dia dos estudantes.
Em resposta à Fabricio da Silva Lobato
Re: Ensino-aprendizagem- avaliação
por WILLAMS DOS SANTOS RODRIGUES LIMA -Concordo com os meus colegas. Hoje já não podemos avaliar nossos estudantes por meio de provas tradicionais. Como bem salientou A Elenita "prova não prova nada", e a partir disso é possível perceber que ao passar o momento de prova, os estudantes não compreendem e nem aprendem os conteúdos estudados, pois assim o fizeram, apenas, para realizar a devida avaliação.
O processo de avaliação vai além da simples comprovação de conteúdos. Os estudantes precisam compreender os conteúdos estudados e aplicá-los no dia a dia, a partir de suas demandas socioculturais. As avaliações precisam ser pensadas para que nossos estudantes possam refletir sobre o processo da aprendizagem e ter autonomia para discutir as demandas escolares, fazendo relação ao desenvolvimento da sociedade.
A tecnologia tem sido grande aliada no processo da aprendizagem. Enquanto professores, devemos saber utilizá-la em favor da aprendizagem.
O processo de avaliação vai além da simples comprovação de conteúdos. Os estudantes precisam compreender os conteúdos estudados e aplicá-los no dia a dia, a partir de suas demandas socioculturais. As avaliações precisam ser pensadas para que nossos estudantes possam refletir sobre o processo da aprendizagem e ter autonomia para discutir as demandas escolares, fazendo relação ao desenvolvimento da sociedade.
A tecnologia tem sido grande aliada no processo da aprendizagem. Enquanto professores, devemos saber utilizá-la em favor da aprendizagem.