Palestra do palestrante Franck Ramus, que nos permite refletir sobre as metodologias apresentadas em nosso trabalho docente, observando que é comum as escolas mudarem o mito a cada dois anos, a palestra mostra que devemos ter o discernimento para avaliar se uma metodologia é de fato eficaz. A estratégia é apresentada em aulas de apoio para desenvolver currículo e avaliação, e para construir um melhor trabalho com os alunos na relação ensino-aprendizagem.
Tive a mesma percepção sua Diego. Mas, no que tange " mudar o mito a cada dois anos", a minha visão é outra. Sou professora há pouco tempo e tenho a impressão que as metodologias (especialmente no contexto público) ainda carecem de avanços e contribuições; pois existem muitas metodologias inovadoras que não têm aplicabilidade na rede pública por falta de incentivo da direção ou por outras limitações.
Concordo colega sobre as limitações e até mesmo sobre o entendimento dos discentes e gestores sobre o processo de ensino, muitas uma turma falante durante a aula já traz um preconceito de que o professor não está atuando "corretamente", porque "boa" aprendizagem requer silêncio sempre...
Concordo com você, Daiane. É complicado iniciar uma nova metodologia de ensino e de avaliação, principalmente em lugares que se tem uma visão mais antiga sobre a aprendizagem. Muitas vezes iniciar com o novo gera estranheza a quem nunca tentou e a quem também nunca experienciou.