Boa noite!
Nesta última semana de Seminários Temáticos, estamos explorando o tema da educação com base em resultados científicos. Hattie realizou um estudo de metanálise muito importante que ele chama de "aprendizagem visível".
Seguindo essa perspectiva, estamos lendo um artigo que utiliza a quantificação do tamanho do efeito (d) em duas turmas atividade de balanço de massa. Nesse estudo, destaco que foi possível observar um avanço significativo no aprendizado de uma das turmas, mesmo que sua nota final tenha sido menor do que a da outra turma. Portanto, o instrumento permitiu uma abordagem mais coerente com o ponto de partida de cada turma (já que mediu o antes e o depois).
No entanto, nem tudo são flores. A medição da educação também recebe críticas. Eu não havia apresentado uma perspectiva contrária, mas para seguir no ritmo do que estamos fazendo até aqui, eu gostaria de indicar uma leitura opcional. Trata-se de um texto do filósofo contemporâneo Gert Biesta em que ele aborda o problema das medições na educação e o risco de nos concentrarmos apenas no que é mensurável. Para instigar a sua curiosidade, Gert Biesta questiona também a linguagem da aprendizagem e termos como "ambiente de aprendizagem", "facilitador de aprendizagem" e "aprendizagem centrada no aluno".
(acesse o artigo clickando aqui)
Espero que essa semana de estudos esteja sendo enriquecedora para todos!
Forte abraço
Jefferson Rodrigues-Silva