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Fórum obrigatório 4: reflexão

Orientação da política educacional

Orientação da política educacional

por Alice Elias de Souza - Número de respostas: 4

                            

                 FÓRUM 4: REFLEXÃO  

Chegamos a última semana da disciplina Seminários temáticos !!! Aquele momento de finalização e reflexão! 👩‍💻📑💡😍

Assistindo à palestra do professor Franck Ramus e recorrendo, automaticamente às minhas próprias práticas educativas. 🤔

Aliás, o professor Franck Ramus já inicia sua palestra de modo convidativo, induzindo-nos a pensar de maneira crítica sobre tudo aquilo que sabemos sobre educação e que é falso, desconstruindo visões através do conceito de falsa boa ideia. 

Realmente estamos expostos a uma imensidão de estudos em educação! Ressalto: ESTUDOS (experimentos,  resultados obtidos com base em evidências), uma "mina de resultados",   a qual raramente nos permitimos explorar.  Talvez porque estamos "presos" às nossas próprias convicções que nos impedem de testá-la. 

Obviamente,  cada realidade tem suas especificidades. A metodologia educativa que dá certo (a efeito de comparação) lá na região sudeste talvez não surtiria os mesmos efeitos aqui na realidade sul piauiense.  E olha que são N's realidades dentro de uma mesma realidade, visto às necessidades de cada estado,  cada região,  cada cidade. 

A que se considerar essas peculiaridades  porém não podemos "fechar os olhos" às pesquisas e experiências que apontam para resultados positivos e que podem nos levar a tão almejada eficácia do ensino-aprendizagem.

Contudo,  devemos ser cautelosos com relação às metodologias baseados em evidências para não cairmos em que o professor Jefferson nos alerta: de acreditar apenas naquilo que é mensurável.  Pois como  aponta o palestrante  Frank Ramus, há muitas questões em aberto na área da Educação. 

Os estudos dessa última semana da disciplina nos deixa uma importante reflexão: precisamos orientar nossa política educacional com base nos dados factuais dos estudos experimentais. 


Obrigada professor pela seleção e escolha da palestra de Franck Ramus e do artigo do pesquisador em educação, John Hattier como estudos finalizadores da disciplina!!! Bastante reflexivos!!! 


    Pós Graduação em Docência- IFMG Arcos

                              2023


Em resposta à Alice Elias de Souza

Re: Orientação da política educacional

por Alice Elias de Souza -
A aprendizagem baseada em evidências não é e nem será a solução romantizada para todos os problemas educionais. A questão é saber fazer dos estudos já realizados e dos fatos já comprovados, um MEIO para se atingir uma aprendizagem significativa.
Em resposta à Alice Elias de Souza

Re: Orientação da política educacional

por Aleise Guimarães Carvalho -
Exatamente, Alice. É importante conhecer e considerar os estudos já existentes para que as novas pesquisas gerem novos resultados tomando como base os que já são fatos anteriormente apresentados.
Em resposta à Alice Elias de Souza

Re: Orientação da política educacional

por Clodoaldo Pereira de Mattos -
Olá Colega, as realidades são bastante semelhantes, talvez por isso, as novas propostas devem ser bastante analisadas e a partir da realidade, possam ser aplicadas com o devido cuidado. Mas devem ser consideradas, como algo que possa mudar o processo de ensino aprendizagem. Obrigado.
Em resposta à Alice Elias de Souza

Re: Orientação da política educacional

por Aline Souza dos Santos -
Cara, nunca concordei tanto!
Aliás, assim como no artigo, busquei aplicar o questionário N-ILS proposto por Vieira Junior (2014) para identificação dos estilos de aprendizagem de uma das minhas turmas de 6º ano, buscando sempre adaptar a linguagem, e percebi algo interessante: observei que a maioria é ativa, visual, sensorial e sequencial. Em contrapartida, a matéria de Português, Geografia, dentre outras, utiliza sempre a cópia ou exercícios escritos de perguntas e respostas. Dentre os alunos dos quais obtive a nota, estas foram justamente as matérias com maior reprovação. Já para os alunos reflexivos (grande parte composta por intuitivos moderados), o pior resultado foi o de matemática, muitas vezes, combinados ao de Arte ou Educação Física. Para todos, os melhores resultados foram obtidos em Ciências, matéria na qual há um grande vínculo com o professor e o uso de recursos diversos como vídeos, trabalhos em grupo, avaliações orais e imagens associadas à teoria.
Estou, lentamente, tentando me desprender das minhas crenças e buscando arriscar mais!
Obrigada a todos pelas excelentes observações.