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Fórum obrigatório 4: reflexão

Reflexões sobre a palestra de Frank Ramus

Reflexões sobre a palestra de Frank Ramus

por Camila Oliveira Colares - Número de respostas: 2

No vídeo ao exemplificar sobre essa abordagem Frank enfatiza que nossas observações são influenciadas por nossas crenças então quando fazemos uma reflexão crítica sobre esses saberes adquirido pelos alunos se foram perdidos, modificados, aprofundados ou melhorados acabamos induzindo o nosso resultado pela nossa visão da situação.

Ao analisar sobre como como é que um professor pode ensinar uma turma heterogênea mostrou que o melhor resultado se dá através de montar grupos de alunos com necessidades semelhantes, porém fiquei com dúvida em como é identificado essas necessidades e na prática como isso será executado.

Concluo que a palestra gera muita reflexão diante da minha prática docente mas também muito questionamento e em como aplicar tudo isso em sala. A teoria sempre é esclarecedora mas estar em sala em muitas casos chega a ser impossível colocá-la em prática. Acredito que o ideal seria o complemento do vídeo com possíveis exemplos e situações nas quais passaríamos no dia-a-dia educacional e como agir nesses casos.


Em resposta à Camila Oliveira Colares

Re: Reflexões sobre a palestra de Frank Ramus

por Clayton Torres Felizardo -
Oi, Camila, tudo bem?

Bacana a sua reflexão sobre a palestra. Realmente ela nos traz bastante questionamentos, e isso é bom. Pois estamos refletindo sobre a nossa própria práxis.
Sobre como identificar os estilos de aprendizagem, acredito que possamos fazer uso do teste denominado Índice de Estilos de Aprendizagem (ILS - Index of Learning Styles). Que posteriormente, Vieira Junior (2014) apresentou uma nova versão do ILS chamada de Novo Índice de Estilos de Aprendizagem (N-ILS).

Abraço.
Em resposta à Camila Oliveira Colares

Re: Reflexões sobre a palestra de Frank Ramus

por Franciele Soares de Souza -
Compartilhando com seu relato, vejo que na Aplicando no cotidiano dos professores, em sala de aula, ainda encontramos atualmente uma organização acadêmica das instituições de ensino tende a tratar as classes como Classe A - 'bom', Classe B - 'excelente', Classe C - 'ruim' e marcar. . , Séries D e E - "ruins" e, ao mesmo tempo, conscientizar os alunos das séries "ruins" sobre o quão ruins eles são porque estão nessas séries na área escolar. Esse legado, herdado pela grande maioria do grupo em sala de aula, torna esse espaço mais precário e menos aberto à aceitação das posturas e mudanças exigidas em sala de aula. Torne nosso papel como professores mais desafiador e inspirador. Portanto, com a pesquisa contemporânea e o reconhecimento da eficácia dos projetos e seu lado positivo na mudança social estudantil, resta a necessidade de romper com as divisões desses grupos nas salas de aula e assumir a posição da comunidade docente como um movimento único, não apenas para estudantes.