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Fórum obrigatório 4: reflexão

Discussão da semana

Discussão da semana

por Agder Shirlei Oliveira dos Santos - Número de respostas: 1

Toda via, seria aceitável discutir além disso que o enfoque das evidências esconde ao exibir como aceitável saída (científica) às dificuldades educativas. Além disso, seria sucinto apurar um pouco também a análise ao padrão das evidências. Embora, seria provável despir um pouco mais a resistência ao abordagem do  exemplo de administração(governo) em que se aplicam procedimentos científicos na resolução de problemas igualitários, e gerencialista subjacente a tal assunto.

Em todos os países, amplia o enfoque conhecido como “Educação Baseada em Evidências”, com a qual se esquadrinha cultivar metodologias pedagógicos e ações de gestão a partir de ponderações que confirmam o que é eficaz nas escolas.


Em resposta à Agder Shirlei Oliveira dos Santos

Re: Discussão da semana

por Lívia Laenny Vieira Pereira de Medeiros -
Na presente palestra, o professor Frank Ramus aponta sobre a necessidade de uma educação com evidências científicas, com uma abordagens subsidiadas em dados factuais e estudos experimentais que apontam resultados mais eficazes. Partes das “crenças” advém que todos possuímos direcionamentos por todos já termos passados pelo processo educacional, gerando expectativas que muitas vezes não correspondem com a realidade. No decorrer da palestra é nítido que se tem que ocorrer o mudanças de práticas educacionais sem crenças e práticas ideológicas que podem enviesar gerando práticas do senso comum.
O palestrante Ramus abortou temas inerentes ao contexto educacional, de modo como a reprodução de contextos de fracasso escolar sejam reproduzidos sem se questionar as práticas pedagógicas que encarreguem sobretudo o educando do próprio processo de vilipendiação de direitos, sem se questionar o contexto social, muitas vezes as questões sociais que advém desse contexto como como a pobreza e falta de oportunidades oferta na escola como a própria falta de material (lápis, papel, tinta) das escolas públicas. Durante o texto, repensei algumas práticas que colocam a responsabilização do “fracasso escolar” no educando, mas não se pensa em práticas educacionais voltadas nos fatores éticos políticos e nos contentamos com práticas de senso comum que reforçam a exclusão social.