Na palestra apresentada pelo professor Franck Ramus fica bem exemplificado alguns pontos de como se trabalhar com evidências na educação. Acredito ser uma metodologia possível e aplicável, desde que não deixemos de levar em conta que uma evidência é susceptível a um contexto e que é necessário avaliar seu desenvolvimento para além da conjuntura original.
Gostaria de deixar aqui algumas colocações, que considero construtivas, sobre a disciplina Seminários. Os temas colocados são muito interessantes e nos permitem refletir sobre a educação que praticamos, entretanto a diversidade de assuntos é grande e infelizmente o tempo é muito curto para estudar com um pouco mais de profundidade cada conteúdo. Se não tivermos um embasamento teórico (que demanda tempo) sobre o conteúdo apresentado, fica difícil, por exemplo, escrever uma análise crítica de um artigo ou de uma palestra. Acho que seria muito mais "produtivo" se os textos, palestras e artigos fossem apresentados a cada duas semanas, por exemplo, ou que o assunto de uma semana se completasse/relacionasse com o assunto da semana seguinte.
Reflexão sobre a palestra do professor Franck Ramus
por Cristianele Lima Cardoso - Número de respostas: 1
Em resposta à Cristianele Lima Cardoso
Re: Reflexão sobre a palestra do professor Franck Ramus
por Cláudia Marques Eleres -Concordo com você nas duas colocações, Cristianele. A partir da palestra fica notório que algumas metodolgias de ensino apenas beneficiam o docente, por exigir menos deste, porém, o foco sempre será o aluno, e para atendermos os alunos precisamos buscar conhecimento, e isso demanda tempo principalmente, assim como o entendimento e construção das análises críticas semanais.