Ir para o conteúdo principal

Fórum obrigatório 4: reflexão

Palestra "Tudo que você sempre soube sobre educação e que é falso"

Palestra "Tudo que você sempre soube sobre educação e que é falso"

por Jésse Ray Mendes Costa - Número de respostas: 4

A palestra mostrou um compilado de informações coletadas de diversos materiais, que oferecem um aparato científico sobre vários questionamentos frequentes,  relacionados ao processo de ensino e aprendizagem. Muitas vezes, queremos agir baseados na experiência de um colega ou de acordo com o senso comum impregnado em nós e isso ao invés de resolver determinados problemas, acabam piorando,  justamente porque  buscamos embasamento nas fontes incorretas. 

Já presenciei escolas que realizam a separação de estudantes como a relatada na palestra, onde são segregados por nível de aprendizagem, isso facilita o trabalho do docente, porém é prejucial, principalmente, para os estudantes com mais dificuldades. Enfim, os relatos demonstram que os caminhos mais fáceis costumam ser tomados pela falta de tempo do docente, ou mesmo pela ausência de um formação que auxilie a agir de outra forma. O que podemos fazer é buscar fontes confiáveis para embasar nosso trabalho e tentar superar nossas limitações sempre.

Em resposta à Jésse Ray Mendes Costa

Re: Palestra "Tudo que você sempre soube sobre educação e que é falso"

por JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA -
Boa tarde

Na palestra me chamou a atenção quando na palestra, Franck Ramus, fala sobre o ensino de geografia, o autor apresenta uma visão do que os iniciantes na área de geografia acham e sua decepção com as respostas dos alunos. E nesse sentido que professor trabalha com os feedbacks para estruturar perguntas para auxiliarem em situações de avaliações e para tomar decisões. Essa estratégia apresenta pelo o autor do artigo auxiliar a desenvolver aulas e avaliações e desenvolver um melhor trabalho com os alunos na relação do ensino e aprendizagem.

Abraços
Jozeildo
Em resposta à Jésse Ray Mendes Costa

Re: Palestra "Tudo que você sempre soube sobre educação e que é falso"

por Erika Tatiane de Araujo Silva -
A palestra de Frank Ramus, faz uma análise sobre oas diversas pesquisas que abordamos metodos pedagógicos e sua eficácia, vale ressaltar um ponto interessante que o palestrante destacou e que me chamou bstante atenção, é quando ele fala sobre a quantidade expressiva de estudos sobre práticas pedagógicas existentes e o quanto estamos embasados de conhecimento, sendo necessário somente o professor saber qual o mais adequado e aplicar e tentar melhorar.
Em resposta à Jésse Ray Mendes Costa

Re: Palestra "Tudo que você sempre soube sobre educação e que é falso"

por Fayola Tamiris Pereira Silva -
A palestra ilustra o cenário da educação ao longo dos anos, assim como o palestrante citou o uso da sangria para a cura dos enfermos, uma técnica utilizada pelos médicos durante 2.000 anos e como estava intrínseco essa prática na medicina. Assim é a Educação em formatos arcaicos que um dia obtiveram resultados positivos porém hoje se faz necessário a metanoia para os dia de hoje, uma Revolução Pedagógico. Mais uma vez os seminários temáticos abordam o reflexão do professor em sua prática pedagógica para sair do casulo e permitir-se contemplar a beleza do novo e do diferente!
Em resposta à Jésse Ray Mendes Costa

Re: Palestra "Tudo que você sempre soube sobre educação e que é falso"

por Fabiana de Souza Vieira do Nascimento -
Concordo com você colega, quando usamos de abordagens baseadas em evidências e no que é considerado ideal por experiências, infelizmente estarmos seguindo a tendência das crenças e ou ideologias. Sendo que, o ideal é buscar fontes que possam de fato nos orientar, trazendo uma verdadeira eficácia no possível problema se baseando em métodos educacionais, estudos, experimentos e dados seguros.
De tal modo, ter intervenções que possam ser alcançadas, colocando experimentos e métodos dentro da sala de aula.