A palestra de Franck Ramus desencadeou discussões intrigantes referente as pesquisas já realizadas e como elas podem ser úteis para realizar comparações com novas metodologias ou até metodologias antigas, mas que foram se modificando e adaptando com o tempo. Realizar uma comparação entre metodologias é um formato muito interessante de identificação da eficácia do método. Conforme lemos em diversos artigos das disciplinas deste curso, uma única metodologia não será sempre a melhor, mas pode ser a mais eficaz para determinado tópico. Assim, não devemos descartar nossas pesquisas, mas devemos uni-las e pesquisas de outros pensadores a fim de encontrar novos resultados, e cada vez mais específicos, que nos auxiliarão na prática pedagógica.
é fundamental que o professor seja um agente ativo e sua própria aprendizagem profissional, buscando sempre o aprimoramento e desenvolver a vida docente. Aprender, modificar, variar e adaptar metodologias existentes para a realidade dele professor, dos aluno e de todo o contexto escolar é uma forma eficaz para atender as especificidades e ter um bom resultado. O professor tem que esta em constante aprendizado.
Perfeita sua colocação, Bárbara. Sem continuidade nos estudos, aprimoramento das metodologias e muita dedicação não acredito ser possível um bom desempenho na aprendizagem dos alunos. Acredito que se o professor estiver em constante aprendizagem, seus alunos também vão estar.
Si9m concordo com a Bianca, é um processo de aprendizagem, mudança e evolução constante. Não devemos ficar presos, nem temer as novas metodologias.