A palestra da semana apoia o que já vem sendo estudado desde o inicio do curso: Não existe método didático mágico que funcione 100% em todas as turmas. É preciso conhecer a realidade da turma em relação a heterogeneidade, a maneira como os alunos aprendem, etc. e adequar a metodologia. Na palestra também é dito que tendemos a dar mais atenção ao que reforça nossas crenças, por isso, o cuidado na análise dos dados científicos deve ser reforçado para se evitar enganos. Se a sala de aula sempre for igual, praticamente qualquer método didático diferente vai chamar mais atenção dos alunos e "funcionar".
Em resposta à Ariana Batista Rocha
Re: Escolha do método didático
por Raynália Cruz Carvalho de Araújo -Existem milhares e milhares de estudos sobre o melhor método de aprendizagem, como fazer, por que fazer, quando fazer, mas na rotina diária, o educador se doa com o que pode, com o que seu aluno precisa, e com a realidade que ele possui. Podem existir milhares de estudos, observações, assim como dito na palestra, que médicos observavam seus pacientes e continuaram com métodos por 2000 anos, mesmo não sendo o melhor para seus pacientes, mas de um outro ponto de vista, a realidade da época, o acesso a equipamentos é totalmente diferente com o atual, assim como os professores. Possivelmente, em 2100, pesquisadores falarão que os métodos de hoje são inadequados, a cada pesquisa, mudanças e dados sempre mudarão.