a parte que mais me chamou atenção foi o que muitos professores ainda fazem nas escolas, de acreditar que a segregação entre alunos que apresentam bom desempenho dos que não tem bom desempenho achando que dessa forma, poderão ter melhores foco e assim melhores resultados, confesso que me surpreendi porque eu também acreditava que essa era uma boa alternativa para focar nas dificuldades dos alunos. Fiquei feliz hoje em aprender que não é bem assim, e não fazer isso.
A palestra “Tudo o que você sempre soube sobre educação e que é falso” de Frank Ramus, desafia o pensamento e o senso crítico dos educadores ao provocar a discursão sobre as práticas educacionais dos professores. Destaco nas palavras do palestrante a importância da atenção a individualidade de cada estudante, no processo de ensino, e da análise no processo inclusão dos alunos no sistema educacional, nas suas palavras os alunos excluídos, em muitas vezes, por serem considerados “mais fracos” podem desenvolver menos habilidades e assim contribuir para o processo de desigualdade social na França. Ao realizar um paralelo entre o objeto de fala do Frank Ramus (o sistema educacional Francês) e o sistema Educacional no Brasil, além da análise reforçar a ideia imposta pelo palestrante da necessidade do aumento da comparação e da sequência nas pesquisas da área de Educação, podemos refletir sobre sua observação ao reafirmar que os fatores econômicos e sociais possuem grande impacto no processo de evolução do conhecimento e de habilidades dos educandos.
Oi, Wanessa! Concordo com você! A parte que mais chamou minha atenção foi a questão da reprovação. Infelizmente, muitos professores ainda acreditam que a reprovação é a melhor forma de o aluno adquirir o conhecimento necessário para avançar em seu nível de escolaridade. O professor apontou que não, que não é benéfico para o aluno, que ele aprende 4 meses menos em um ano letivo, já que revê o mesmo conteúdo e não se sente desafiado, afetando até mesmo a sua autoestima.
Sem dúvida Wanessa, colocar em cheque as práticas é muito importante para validar as positivas e excluir aquelas que não trazem bons resultados.