Desenvolver uma prática educativa baseada em evidências científicas é uma necessidade premente, tendo em vista a existência de diversos modismos pedagógicos, que nem sempre tem sustentação científica quanto a sua eficácia.
Se a educação possui a intencionalidade de promover a aquisição e a produção de conhecimento, faz-se necessário a adoção de estratégias pedagógicas aplicadas, comparadas, testadas e comprovadas, principalmente no que tange a sua contextualização aos cenários nos quais estejamos a lecionar.
Prática educativa baseada em evidências científicas
por Mailson Santos Pereira - Número de respostas: 2
Em resposta à Mailson Santos Pereira
Re: Prática educativa baseada em evidências científicas
por Marcileia Lucht Rodrigues de Almeida -Achei interessante o tema desta semana abordada pelo professor Ramus. Acrescento a suas colocações a constatação de Dermeval Saviani na obra Do senso comum à Consciência Filosófica. Na obra supra citada o autor destaca a urgência da classe de professores de abandonar o senso comum e caminhar em direção ao saber filosófico como consciência de classe. Os escritos no referido livro são mais direcionados a papel do professor na sociedade a partir de sua formação muitas das vezes prejudicada na formação inicial, nas Universidades. Os temas abordados por ambos podem parecerem distintos, mas se observamos bem o contexto da desorientação prossegue, no contexto dos fazeres, no dia a dia do professor em sala de aula, quando o professor em muitas das vezes recorre a intuição ou aos sensos comuns para lidar com comportamentos desajustados de um ou de outro aluno, ou quando acredita na falsa ideia de se formar turmas homogenias como forma de facilitação do trabalho do professor e etc.
Em resposta à Marcileia Lucht Rodrigues de Almeida
Re: Prática educativa baseada em evidências científicas
por Rayane Araújo Gonçalves -O tópico desse fórum me chamou a atenção porque foca justamente na provocação que o palestrante Franck Ramus fez ao afirmar que defende a abordagem da educação baseada em evidências. Meu primeiro pensamento foi “eu também acredito nisso”, mas só após a visualização total do vídeo é que conseguimos enxergar quão distantes estamos desse tipo de abordagem. Isso me causou certa revolta, pois, como pesquisadora, vejo que muito do que é produzido no meio acadêmico fica engavetado. Concordo com os colegas, e acrescento que é preciso que criemos esse vínculo mais firme entre Universidades e escolas, não só para produção de experimentos e dados fatuais, mas também para que uma abordagem dessa possa germinar no meio educacional.